18.3.02



A garota da capa



Sharbat Gula não sabe quantos anos tem. Devia ter uns seis quando seus pais foram mortos pelos soviéticos, e uns doze quando foi fotografada em 1984, num campo de refugiados afegães no Paquistão, por Steve McCurry, da National Geographic. Hoje terá no máximo 30.

Durante todo esse tempo, nem lhe passou pela cabeça que pudesse ser um dos rostos mais conhecidos do planeta. Escondida por trás de uma burka, mudando de um campo de refugiados para outro, Sharbat Gula está mais preocupada em sobreviver -- sua principal atividade, junto com o marido e as três filhas, numa aldeia perdida perto das montanhas de Tora Bora.

Depois de circular na capa da National Geographic de junho de 1985, a foto de Sharbat Gula foi reproduzida pelo mundo inteiro, em cartazes, pins, tatuagens e até tapetes. Há pouco tempo voltou a ser mais uma capa da National Geographic, desta vez num livro lançado pela revista com cem das melhores fotos publicadas em suas páginas.

Ela estará novamente na capa, na próxima edição de abril, ilustrando a reportagem que conta como Steve McCurry conseguiu reencontrá-la. Desta vez, no lugar da menina assustada, quem estará nos olhando de todas as bancas será a mulher castigada pelo tempo, e por uma guerra que não acaba nunca.

Nenhum comentário: