4.3.02



DVD: que zona!

O Nelson Luis Waissman escreve, de Paris, pondo alguns pingos nos ii da bizarra divisão do mundo pela MPAA:

Em adição a esse exdrúxulo sistema artificial de "ZONAGEM" do mundo, existe uma segunda dificuldade para a utilização de DVDs importados: o sistema de video, nossos velhos amigos PAL, NTSC, SECAM

É, eu também fiquei estupefato quando descobri isso, afinal de contas, DVD é MPEG-2, totalmente digital, e não tem nada a ver com o sistema de video utilizado em cada país. Mas têm!

Os DVDs, além das informações de zonagem, podem ser codificados (digitalizados se vc preferir) usando um de dois standards:

1) NTSC 525 / 30 , ou seja, 525 linhas com 30 quadros por segundo (a imagem digitalizada, na verdade, tem 720 X 480)
2) PAL 625 / 25 , ou seja, 625 linhas com 25 quadros por segundo (a imagem digitalizada, na verdade, tem 720 X 576)

Existem também diferenças na codificação do AUDIO surround.

Basicamente, para os players modernos (muitos dos quais multi-zonáveis por hardware ou software ) isso tem algumas implicações. O meu DVD europeu, multi-zone, me permite assistir aos DVDs europeus (PAL) em formato PAL, e aos DVDs americanos em formato NTSC. Tem também um conversor, que me permite assistir aos DVDs americanos em formato PSEUDO-PAL, ou seja, ele gera uma imagem PAL a partir da resolução original, mas a 30 quadros por segundo em vez 25. Felizmente, a maioria das TVs modernas suporta essa variação de frame-rate.

Já em DVD players americanos (e brasileiros, imagino), não é possível assistir a DVDs PAL. Isso porque a maioria deles não consegue "reduzir" a resolução dos DVDs PAL para encaixar num sinal NTSC (ou PAL-M).

Evidentemente, em micro-computadores, ambos os sistemas podem ser usados.Este FAQ de DVDs explica isso tudo (e muito mais) bem direitinho.
(Nelson Luiz Waissman)

Outra explicação complementar, esta do Marcio Eugenio:

Informo que qualquer aparelho de DVD pode ser transformado num "code free" por códigos numéricos, pelo controle remoto. Basta entrar em contato com o SAC do fabricante que eles informam qual a combinação.

Quanto aos DVDs europeus, o problema ocorre por questões de sistema de geração de imagens. Mesmo um aparelho "code free", que tenha sido fabricado para o sistema NTSC, não funcionará corretamente com um disquinho que seja do sistema PAL ou SECAM (a cor não entra). O problema não é só com a ganância dos produtores americanos...
(Márcio Eugenio)

Está explicado então um mistério que me fez passar uma informação errada para o Tom Taborda (sorry, Tom!): todos os DVDs europeus que eu tenho funcionam perfeitamente no meu sistema; eu achava que era por causa da TV multi-sistema mas, pelo visto, a razão é mais prosaica: os DVDs europeus que eu tenho são todos em P&B...

Nenhum comentário: