22.4.11

O celular disfarçado




Tirando tabletes de barro, pergaminho, papiro e outras mídias anteriores à segunda metade do século passado, já escrevi de praticamente todas as maneiras, em uma variedade infinita de suportes; mas o que estou fazendo agora me traz, apesar de tudo, um gosto de novidade. Estou usando uma lapdock da Motorola, à qual se encontra conectado um celular Atrix. Quer dizer: estou usando um celular como se usasse um netbook ou um notebook, ou vice-versa.

Como contei na semana passada, o Atrix, novo smartphone da empresa, tem uma quantidade de acessórios diferentes. O mais interessante é, disparado, esta lapdock – um netbook elegante e fininho, que tem apenas tela, teclado e bateria. Todo o resto que faz de um computador o que é – processadores, software, possibilidades de conectividade – está no celular. O netbook só ganha vida quando o celular é espetado a uma base que ele tem na parte traseira. O Atrix é o seu sistema vital, seu coração e cérebro.

Como ainda não perdi a capacidade de me espantar, acho uma espécie de milagre que aquele telefone miudinho lá atrás esteja comandando tudo o que estou fazendo aqui na frente – onde, como sempre, estou com algumas janelas abertas. Para minha surpresa, tudo se faz através do Firefox. Considerando que o Atrix é um Android, não entendi porque os desenvolvedores da Motorola não optaram pelo Chrome, tão mais enxuto e mais rápido. Mistério – ou não. O webtop do Atrix é Linux, e o Firefox sempre foi o queridinho da comunidade do software livre. A resposta pode estar aí.

A sensacão é a mesma de estar usando um netbook caprichado e elegante. Para escrever a velocidade da máquina é mais que suficiente, a tela é excelente e o conjunto todo bastante confortável. Digo "bastante" e não "muito" porque o trackpad, infelizmente, é muito ruim, e porque não descobri ainda como criar certos caracteres acentuados: as vogais com acento agudo e as cedilhas. O til e o acento grave, que têm uma tecla só para eles, funcionam nos conformes, assim como o circunflexo. Isso impede que o meu texto possa seguir diretamente daqui -- do celular disfarçado de netbook -- para o jornal; ele terá que fazer uma parada obrigatória num dos meus computadores para ser corrigido antes de seguir em frente.

Nenhum desses problemas chega a ser um pecado mortal. Trackpads ruins resolvem-se com mouses portáteis -- mas aí beleza do conjunto mínimo fica prejudicada pelo trambolho a mais. A questão da acentuação, que é um problema de software, pode ser resolvida com um pequeno remendo; mas, até lá, a praticidade do conjunto fica prejudicada para quem precisa de textos corretos.

Há uma meia-sola possível em casos de desespero, que é usar, junto com o teclado físico da lapdock, o teclado virtual do celular, que apresenta sugestões contínuas de palavras do seu dicionário -- todas elas bem acentuadinhas. A sensação que esse modo de escrita me deu, contudo, foi a de uma vaga esquizofrenia datilográfica.

A idéia da Motorola é um sonho, mas é preciso que esses dois senões sejam corrigidos. A acentuação se resolverá com certeza num upgrade próximo; espero que a questão do trackpad, mais séria, seja revista na próxima encarnação da lapdock.

* * *

Outro acessório do Atrix que testei durante a semana foi a sua base multimídia HD. Essa base, que é um bloquinho preto com três portas USB e uma HDMI transforma o celular num computador (com a ajuda de um monitor, teclado e mouse) ou num complemento muito prático de qualquer televisor com entrada HDMI.

No primeiro caso, basta conectar a base via HDMI a um monitor ou uma TV, espetar nas USBs teclado, mouse e, eventualmente, uma unidade de memória externa, e pronto, tem-se o mesmo efeito que se tem com a Lapdock – um simples celular transformado em desktop. O efeito não tem a magia da lapdock porque, a essa altura, todos nós já fizemos conexões dos nossos smartphones aos nossos PCs; não é a mesma coisa, mas a sensação é bem parecida.

No caso da conexão à TV, entra em cena uma interface muito bonitinha em que podemos escolher entre músicas, fotos ou vídeos, todos diretamente do celular para a televisão. Há até um controle remoto miudinho para facilitar a operação.

* * *

Aí virão, claro, as Grandes Perguntas:

-- Você acha que a base HD é necessária? Se eu comprar um Atrix, você acha que eu preciso comprar uma lapdock?

Bom. Precisar, precisar, ninguém precisa. Mas que a vida se torna mais engraçada quando nos cercamos de brinquedinhos, lá isso se torna...


(O Globo, Economia, 23.4.2011) 


Nenhum comentário: