24.4.05



Com a palavra, a dra. Vera, da SEPDA

Pessoas, recebi um email da dra. Vera Cardoso de Melo, assessora da Secretaria de Promoção e Defesa dos Animais. O que ela diz é importante. Pedi sua autorização para divulgá-lo aqui; também pus o blog à sua (dela) disposição para conversar com os protetores que lêem o internETC:
"Sou médica veterinária concursada pelo município do Rio de Janeiro, com mestrado em Produção Animal e no momento assessorando o Secretário de Promoção e Defesa dos Animais Victor Fasano. O motivo deste e-mail é o fato de inverdades que infelizmente foram ditas ao meu respeito.

Primeiramente até por ser veterinária, significa que optei por viver toda a minha vida em função dos animais, estudando, me aperfeiçoando cada vez mais na tentativa de evitar doenças, principalmente as transmissíveis ao homem. Não podemos esquecer que vivemos em comunidades e não isoladamente.

Por isso, muito me estranhou a divulgação de que eu fui a responsável por "instalar" uma câmara de descompressão (gás) no município de Campos dos Goytacazes.

Mentira !!!!

Primeiro isso nunca ocorreu, segundo, que me conste, até hoje o CCZ de Campos nunca possuiu e não possui câmara nenhuma, este método de eutanásia é condenado por todos nós (corpo técnico) e nunca jamais foi utilizado, sequer implantado. Gostaria realmente de esclarecer este ponto, pois quem divulgou isso é uma pessoa extremamente irresponsável pois está caluniando uma profissional que sempre procurou agir com a ética em defesa dos animais e da saúde pública.

O meu trabalho sempre foi muito bem aceito em Campos e em todos os lugares em que atuei. Até hoje, na SEPDA, nunca me neguei a conversar com ninguém."
Num outro email, a dra. Vera respondeu a algumas perguntas que lhe fiz:
  • "O programa de castração gratuita nos minicentros não parou, muito pelo contrário, apesar da mudança de gestão, o que sempre demanda um certo tempo para as coisas funcionarem a todo vapor. O número de cirurgias no primeiro trimestre de 2005 foi 7% maior do que no ano de 2004 no mesmo período."

  • "A distribuição de ração não acabou pura e simplesmente. O que acontece é que a lei de autoria do Claudio Cavalcanti, que rege esta distribuição, é clara quando fala que esta distribuição só pode ser feita para pessoa jurídica, ou seja, com CNPJ. Quando fomos estudar a listagem deixada pela antiga secretária, de em torno de 300 pessoas cadastradas apenas em torno de 5 ou 6 eram pessoas jurídicas. Não tenho nada contra ou a favor da antiga gestão, mas nós vamos sempre caminhar dentro da legislação, por isso não estamos mais distribuindo ração e o caso esta no jurídico."

  • "Desconheço realmente qualquer ato de extermínio de animais na nossa gestão, feito ou comandado por nós. Hoje somos apenas 6 veterinários na SEPDA e estamos trabalhando muito firmes com o propósito de tentar resolver de uma maneira mais definitiva o problema do abandono e não ficar apagando pequenos incêndios."
  • A dra. Vera reconhece que está faltando uma interação maior entre as ONGs e a SEPDA. Ela diz que esta parte está sendo cuidada, e que o setor jurídico da secretaria está se preparando para criar uma nova comissão formada por representantes dos órgãos públicos e das ONGs ligadas à proteção animal.

    A sua idéia é realizar reuniões periódicas, mensais ou quinzenais, para a divulgação dos trabalhos da SEPDA.

    Vamos dar um voto de confiança à dra. Vera. Quem tiver dúvidas a respeito de alguma ação da SEPDA ou souber de alguma barbaridade cometida em nome da secretaria, pode, se quiser, trazer essas dúvidas aqui para os comentários, ou me enviá-las por email -- cronai@well.com -- para que eu as encaminhe, OK?

    Compreensivelmente, ela não quer que o seu email pessoal seja divulgado.

    Nenhum comentário: