12.1.05



Enquanto isso, na mailbox do ministro...

Exmo. Sr. Dr. Márcio Thomaz Bastos,
Ministro da Justiça,


Hoje já é o 21o. dia da Operação Holocausto. O tempo passa. Freqüentemente aqueles no poder contam com essa passagem do tempo, para que certos fatos sejam esquecidos tanto pelos cidadãos como pela imprensa, essa grande força propagadora dos fatos.

V. Exa. deverá voltar de suas férias em Nova York dia 17 deste mês e, esperamos, será informado de que alguma medida tem que ser tomada, com relação ao Inquérito de nr. 133/2004, que se encontra parado na DELEMAPH. Uma autoridade tem obrigação de investigar crimes e levar adiante inquéritos. Caso contrário, alguma infração há de estar sendo cometida. É impossível que num país em que o pobre cidadão caminha trôpego por um verdadeiro cipoal de leis, não exista alguma que esteja sendo infringida, ante uma omissão.

Para nós, militantes, o tempo parou no último dia 21 de outubro, quando a rinha Clube Privê Cinco Estrelas foi estourada pela brava equipe de policiais federais que havia recebido denúncia de entidades protetoras de animais. Assim, pessoas que estavam no local indevido fazendo o indevido foram devidamente presas ou passaram a ser investigadas.

Aqueles que no momento ocupam o Governo Federal apressaram-se a afirmar que a diligência havia sido orquestrada por motivos político-partidários. Se Niccolò de Machiavelli transpusesse o tempo e chegasse até nós, diria: "Essa gente se inspirou em minha obra Il Principe!" Pego em erro, o príncipe ou um seu aliado sempre deverá atribuir o flagrante do crime a maquinações mesquinhas de seus inimigos. Dessa maneira, os criminosos tornam-se vítimas, os heróis vilões são queimados numa fogueira e a verdade acaba sufocada na fumaça do esquecimento.

Naturalmente, nos séculos XV e XVI não havia uma imprensa ágil nem a internet. Nem guardiões da lei.

Por isso, V. Exa. pode ter a certeza de que as entidades protetoras de animais ficarão atentas ao prosseguimento do Inquérito de nr. 133/2004. O tempo não apagará os fatos de nossa memória. Também lemos Machiavelli.

Ana Maria Pinheiro
Vice-presidente
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

Nenhum comentário: