11.1.05



Tom explica

A discussão sobre ensino e elite continua lá embaixo. O Tom Taborda fez um comentário perfeito:
O problema -- a meu ver -- é a peversidade embutida neste uso de 'Elite'.

Exemplifico:

Digamos que os melhores skatistas sejam chamados de 'Feras'. Gente como o Bob Burnquist, capaz de realizar manobras que me parecem 'humanamente impossíveis', desafiando a Gravidade em cima de uma prancha com rodinhas, numa parede vertical.

As revistas de skate e os programas de TV exibem lindas fotos, incríveis videos em câmara-lenta destas manobras radicais, que servem de exemplo do grau de excelência que um skatista pode alcançar.

No entanto, o pódio, como sabemos, tem apenas três lugares. Portanto, o número de 'desclassificados' sempre será imensamente maior que o número dos 'Feras'.

Digamos que uma revista, percebendo este filão e querendo agradar a maioria dos skatistas, comece a jogar matérias com insinuações que "os Feras monopolizam o mercado", "os Feras abocanham todos os patrocínios", "os Feras são filhinhos-de-papai" e assim por diante.

E começam também a publicar matérias e produzir programas de TV onde qualquer um pode enviar seu vídeo se estabacando no chão, ou perdendo o equilíbrio, inventando uma nova categoria, 'SkateStunt', apresentada como o máximo, legal e maneiro, uma espécie de JackAss do Skate. Com entrevistas e destaque. A coisa vai crescendo e chamam um cômico tipo 'Ribamar' para ser o ídolo do SkateStunt. Depreciando ainda mais os 'Feras'.

Como qualquer um pode ser um completo incapaz em cima do skate, o programa é um sucesso, abarrotado de fitas enviadas por uma multidão de SkateStunts. Alguns até conseguem patrocinadores e viver disso. Aêêêê galera naum têim prá maix ninguéim.

A incompetência consegue assim mais público e destaque que mostrar manobras que poucos conseguem fazer. O 'pódio' é do tamanho do público. Todos cabem nele, o grau de exigência é tão baixo que não há exigência alguma. Sendo lançada uma campanha "Pódio para Todos".

Resultado: ninguém mais busca a superação, e sim a mediocridade. Pega mal, ser 'Fera'.

É por isso que chamei de perverso demonizar o que era Elite.

O exemplo acima -- reconheço -- é tosco e simplório. Mas, acredite se quiser, é exatamente isso que vem acontecendo com a desmoralização do que é Elite. Para alguns autores, é uma propaganda consciente, intencional e proposital; para outros, um cacoete de efeito, sem pensar muito nas consequências.

Basta prestar atenção nos 'exemplos' que pontuam a nossa cultura de comunicação de massa hoje em dia. Predominam os 'SkateStunts' em tudo quanto é área.

Se qualquer um, "coitadinho", merece subir ao pódio que valor, que mérito terá este pódio? (Tom Taborda)

Nenhum comentário: