26.1.05



Atenção: este texto foi publicado na segunda-feira. A SPFW já acabaou!

SPFW: o show do Muti


A instalação mais bonita e impressionante dos últimos tempos fica em cartaz até amanhã, na Bienal, em São Paulo. Ela é a embalagem de luxo que Muti Randolph criou para a Fashion Week, dando ao prédio uma nova e singular arquitetura, e ao visitante a sensação de que mergulhou, de corpo inteiro, num mundo mágico de imagens e tecnologia.

Em todas as áreas de circulação, projeções diferentes se alternam, mostrando ora os desfiles, ora os trabalhos da exposição paralela "Olhares brasileiros", ora criações tridimensionais do próprio Muti, ora cenas da cidade de São Paulo, captadas e transmitidas em tempo real.

Algumas chegam a ter mais de 50 metros de largura, mas a gente só percebe isso quando, andando ao longo dos corredores, subitamente dá-se conta de que nunca viu nada igual.

Na verdade, o cenário é mais do que deslumbrante; é milagroso, mesmo. O fato de que tudo aquilo esteja não só tão bem integrado como funcionando tão bem é de tirar o fôlego. Dá vontade de nunca mais sair do prédio e de ficar lá, viajando nas imagens e na sua interação com o edifício e com as pessoas (como eu tive a sorte de ficar, por algumas horas, na quinta passada); dá vontade de aplaudir de pé ou, no mínimo!, de deixar uma mensagem cheia de entusiasmo em algum lugar.

Pois a minha fica aqui: achei o máximo!

* * *

Além do show de tecnologia envolvente do Muti, há outras atrações hi-tech na Fashion Week. No lounge da Motorola, onde se pode ver o Moto Razr, mais lindo e fininho dos celulares, há versões especiais de Alexandre Herchcovitch e de Fause Haten para alguns modelos de telefones, que estarão à venda nas lojas dos estilistas em edições limitadas.

E, escondidinho no lounge da FedEx, onde, por acaso, fui ver uns modelos de embalagens especiais para objetos sensíveis, estava uma máquina maravilhosa: o Atigo T, um computador "usável" da Xybernaut.

Crossover de notebook e PDA, ele é um tablet com uma alça plástica que se pode prender ao braço, deixando as mãos livres para outros trabalhos. É um modelo muito usado pelo pessoal da FedEx, por agentes de seguradoras e gente que, de modo geral, precisa de máquinas leves, resistentes e práticas.

Não entendi muito bem o que estava fazendo na Fashion Week, onde parece que vai participar de um desfile, mas gostei de encontrá-lo. É levinho, tem uma tela de 8.4" clara e legível, roda Windows XP num Transmeta Crusoe TM5800 de 1GHz, tem duas saídas USB, slot para Compact Flash e PC Card e, aparentemente, mil e uma utilidades.

Para ver fotos e todos os detalhes técnicos, vá a atigo.not long.com: a maquininha merece a visita.

* * *

Picasa2: tudo de bom!

A grande notícia da semana, porém, é que saiu a versão 2.0 do Picasa. O programa, que já era o meu gerenciador de imagens favorito na primeira versão, está ainda melhor e mais poderoso.

A interface está mais ágil e limpa, e dá acesso imediato a um set de ferramentas básicas de edição que, na verdade, supre as necessidades da maioria dos usuários de imagens digitais.

Além delas, há botões para impressão, queima de CDs, envio direto de fotos para blogs, envio por email ou pelo Hello, sistema de mensagem instantânea do Google que permite troca de imagens.

As favoritas podem ser marcadas com uma estrela e reunidas numa busca muito rápida. O melhor é que, com tudo isso, o preço continua o mesmo: grátis! Em www.picasa.com.

(O Globo, Info etc., 24.1.2005)

Nenhum comentário: