28.11.03



Em terra estranha

UM PASSAPORTE HÚNGARO


Um dia, Sandra Kogut, brasileira neta de judeus húngaros, decide pedir um passaporte húngaro — assim como tantos brasileiros têm, nos últimos anos, pedido passaportes italianos, espanhóis, portugueses. Esse pé teórico e pragmático na Comunidade Européia se revela, na prática, um pesadelo burocrático, uma volta reveladora às origens e um filme muito delicado, tão original quanto comovente.

"Um passaporte húngaro" engana na sua aparente simplicidade. O que parece ser uma espécie de gincana malsã pelos corredores da burocracia é, no fundo, uma reflexão sobre a impotência do indivíduo diante da engrenagem do estado — e, ao mesmo tempo, a comemoração dos seus pequenos e eventuais triunfos, perceptíveis numa estampilha aqui, num carimbo acolá.

Há bem mais do que a busca por um passaporte aqui, mas cabe ao espectador chegar às suas próprias conclusões sobre a História, sobre os dramas da imigração, sobre a tragédia da condição de estrangeiro.

Para mim, filha de judeus húngaros, ficou, acima de tudo, a sensação de que era da minha família que se estava falando. Não dos Rónai, em si; mas da minha família humana.

(O Globo, Rio Show, 28.11.2003)

Nenhum comentário: