15.11.03



De capivaras e jacarés

Escreve o Celso M. Serqueira:
"Leitor mais ou menos assíduo de sua coluna, não pude deixar de me sensibilizar com as notícias sobre as capivaras da Lagoa, que você informa estarem gordinhas e felizes.

Carioca radicado em Goiânia, aproveito para retribuir a informação: hoje foi iniciada a recuperação de um trecho de 400 metros do Rio Meia Ponte aos fundos da Secretaria Estadual da Fazenda, onde há alguns meses se abriga uma família de pelo menos seis bichinhos desses, em pleno coração da metrópole goiana. O rio abastece mais de 2 milhões de pessoas em Goiás e está muito degradado justamente na parte que atravessa Goiânia. Pelo menos agora as capivaras terão margens limpas para se esticarem ao sol.

Uma curiosidade goiana: ao fazer uma oficina sobre Turismo na cidade de Porangatu, a 430 km de Goiânia, me mostraram a maior atração turística da região: uma enorme lagoa urbanizada, no centro da cidade, mais ou menos com a metade do tamanho da nossa Rodrigo de Freitas. Nela convivem mais de 800 tartarugas d'água e três jacarés enormes!!! De tardinha, é comum ver as mães passeando com seus filhinhos na orla da lagoa, jogando miolo de pão para a bicharada.

Os jacarés sempre levam vantagem na disputa com as tartaruguinhas pelo petisco. Por volta de 17h, eles chegam junto à margem e tomam as melhores posições. São absolutamente selvagens e ninguém sabe quando se instalaram por ali. Problema só houve uma vez, durante uma enchente: a lagoa transbordou e os jacarés (e centenas de tartarugas) se espalharam na avenida principal de Porangatu. O próprio povo levou os bichos de volta pra lagoa. Ê Brasil!!! Grande abraço, Celso M. Serqueira"
Ganhei o dia! :-D

Celso M Serqueira

Nenhum comentário: