9.10.02



Vamos partir pra outra?

Caramba, como rendeu este papo! Apóio a idéia do Cremilson, de criar um site para que a discussão sobre a fusão (ou desfusão) fique no ar; no mais acho que, para um único blog, o debate foi de ótimo tamanho.

Para mim, uma coisa muito positiva foi descobrir como a galera mais nova, que não tinha uma idéia clara do que aconteceu em 1975, passou a se interessar pelo assunto e a tomar posição. Contra ou a favor, mas mais consciente, afinal, de um episódio da História recente do Brasil.

Como uma espécie de ponto (não final, porque desconfio que isso ainda vai dar panos pras mangas mesmo aqui no blog), fica a tabela que a Andrea Helena e o Giovane Quintaes, do IETS (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade) fizeram, com dados da PNAD/IBGE, comparando a proporção de pobres entre o estado e a região metropolitana do RJ.

"Criamos uma tabela resumo, -- escreveu a Andrea. -- Mas seguem todos os indicadores originais para qualquer conferência. Os dados foram rodados no SAS (Statistical Analisys System). Os números não mentem jamais e só ratificam o teu comentário de que 'a maior parte da população de baixa renda do estado mora na área metropolitana do Rio'. Peço-te apenas que não faças nenhuma comparação com os dados do ano de 2001, porque a ponderação é diferente (devido ao Censo). O melhor é olhar os números até 1999."

Para quem quiser ir nos números, a tabela está aqui (na janela de diálogo, cliquem em abrir), e acho que acaba de vez com a falsa percepção, que alguns tiveram, de que a desfusão seria um movimento de ricos versus pobres, chiques versus bregas. A gente nem precisa ir tão fundo: a Rocinha, que é possivelmente a maior favela do Brasil, fica logo ali, em São Conrado -- e não podia ser mais carioca.

E vamos em frente, que atrás vem gente.

Nenhum comentário: