25.10.02


Sony Clié PEGNX70V: aqui você vê o slot do Memory Stick, o olhinho da câmera e o slot maior, embaixo, para um cartão wi-fi

Enquanto isso, na Sony...

Num comentário, o Marcelo Norberto pergunta se eu já tenho alguma informação sobre os novos Cliés. Tenho sim, Marcelo; escrevi sobre eles no jornal, há três semanas, mas esqueci de trazer o texto para cá. Aí vai:

Há toda uma nova geração de Cliés! Eles foram oficialmente apresentados ao mundo no fim da semana passada, mas nós estávamos todos tão eletrizados com as eleições que nem percebemos. De qualquer forma, essas maravilhas só chegarão ao mercado (americano) no mês que vem, para aproveitar o começo da temporada de caça a vítimas natalinas. São lindas: veja a foto ali embaixo, ou vá até o site da Sony para apreciá-las em demos 3D.

Com os novos modelos - sobretudo os topos de linha NX70V e NX60 - o meu NR70V, que por enquanto ainda é o ó do borogodó, ficará irremediavelmente defasado. Acontece que a nova geração chega com alguns detalhes poderosos. O primeiro, e mais importante: esses PEGs são WI-FI! Está certo que esta é uma característica opcional, que custará US$ 150 a mais ao usuário, mas é triste constatar que a irmã mais esperta da máquina da gente pode passear pela internet, baixar emails, consultar o Google...

Outro detalhe: eles são os primeiros PDAs a chegar ao mercado usando o Palm OS 5, que tem maior capacidade multimídia e traz recursos de conectividade. Eles rodam em processadores ARM de - segurem-se! - 200MHz! Pode, isso?! Em maquininhas desse tamanho?!

Ah, e sabem aquela pequena e esperta câmera fotográfica embutida no "velho" Clié? Pois bem, virou uma filmadora. Quer dizer, agora, além de fotos, o Clié faz também filmes em MPEG. Num Memory Stick de 128Mb, cabem cerca de 60 minutos contínuos de vídeo, a 160 x 112 pixels - pouco, sim, mas estamos falando de um PDA, e não de uma super-VHS. Quanto às fotos, a resolução dobrou, e elas podem sair em até 640 x 480 - sem falar que a câmera ganhou um zoom digital 2x. E o som: agora, ao invés de apenas tocar os MP3 que carregamos nele, o Clié passa a ser também gravador, o que o transforma na máquina dos sonhos de qualquer jornalista.

Esses handhelds vêm em duas cores, o cinza prata que já conhecemos e um preto fosco que, a julgar pelas fotos, é tudo de bom; e um acessório para matar qualquer um do coração, uma base com alto-falante, para que possamos ouvir música sem precisar usar os fones.

Tá, não quero saber de mais nada! Alguém quer comprar um Clié NR70V em bom estado de conservação?

(Publicado no GLOBO em 07.10.2002)

Nenhum comentário: