14.10.02



A Felicidade à nossa espera

Esta carta foi enviada por uma amiga portuguesa ao Claudinho, do Circulando. Todos aos Correios, amigos! Afinal, quantas chances a gente já teve de fazer a felicidade da Felicidade?

De: Filomena (Lisboa)

Venho assim de mansinho fazer-vos um pedido muito especial! Como todos sabem estive durante o mês de Agosto em Timor. Estive a trabalhar em conjunto com os professores de uma escola técnica de Dili e tudo o que vos possa dizer não vai conseguir dar-vos uma idéia (nem sequer aproximada) do que por lá vivi nesses 30 dias!

... Mas o que vos venho pedir hoje tem a ver com uma nova amiga que fiz em Timor, a Felicidade!

Felicidade Xavier fala bem o português mas tem alguma dificuldade na escrita e na leitura porque tem pouco acesso a livros, revistas... e também porque até agora nunca teve oportunidade de escrever em português (fala e escreve a língua indonésia e o tétum timorense e percebe alguma coisa de inglês).

Este ano vai iniciar uma etapa importante da sua vida, porque entrou na universidade. Vai fazer o curso de Relações Internacionais e, um dia, há-de ir trabalhar para a embaixada de Timor em Portugal.

A Felicidade tem o sonho de vir conhecer Portugal [e, quem sabe, como os portugueses, descobrir o mundo sem fronteiras]; mas, dadas as circunstâncias, esse sonho não se irá concretizar nos tempos mais próximos.

Vai daí lembrei-me de que podíamos dar-lhe a conhecer o nosso País através de imagens, postais ilustrados!

Logo a seguir entraram vocês em cena... porque assim, além de imagens, vai ter oportunidade de "conhecer" novos amigos. Boa idéia, não acham?

Já que estão todos de acordo só falta mesmo dar-vos o endereço da Felicidade:

Felicidade Xavier
"Casa Filomena de Assis"
Estrada das Madres
FATU-HADA
DILI
TIMOR-LESTE


Agora é só escolherem uma imagem bonita da vossa região, rabiscarem umas palavrinhas (em letra de imprensa, de preferência) mencionarem o meu nome (Filomena, estão lembrados?) e podem ter a certeza que vão fazer muito feliz uma pessoa que apesar de se chamar Felicidade não teve ainda muitas oportunidades de a sentir.

A minha amiga Felicidade perdeu muitos amigos, perdeu muitos familiares e, quando regressamos, chorou porque nos ia perder também... Eu tentei explicar que não era verdade, que apenas ia deixar de nos ver e que, pelo contrário, tinha ganhado vários amigos; mas acho que isso não a deixou muito conformada. Por isso, tenho a certeza que vai ficar imensamente feliz quando receber os vossos postais.

PS: claro que podem falar desta idéia aos vossos amigos de outras regiões do País, de outras partes do mundo... Vamos inundar o posto de correios de Dili de postais enviados pelos amigos da Felicidade!

Nenhum comentário: