19.2.03



Abel Alves no Info etc!

Chegou quem estava faltando: a partir dessa edição [do Info etc.], Abel Alves, amigo de todos nós e grande fera tecnológica, passa a jogar no time do Info etc., dando dicas, tirando as dúvidas dos leitores e nos ajudando a levar uma vida digital mais proveitosa.

Abel é um dos professores de tecnologia mais respeitados do país, colaborador do TCInet (site de tecnologia de informação) e responsável pela empresa de treinamento Abel Alves Computação, onde já se formaram mais de 2500 alunos. Desde 1994, respondia pela coluna Solucionática, do “Jornal do Brasil”, e aqui desempenhará um papel semelhante: ele vai responder às cartas dirigidas ao “Prezado Globo” e, eventualmente, escrever sobre assuntos técnicos.

Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com mestrado, também do IME, em engenharia elétrica e curso de doutorado em telecomunicações na PUC-RJ, Abel Alves é um consultor independente altamente requisitado, que já prestou serviços às maiores empresas brasileiras, e deu palestras em incontáveis eventos da área. Um craque e, acima de tudo, dono de um texto claro e preciso.

Tenho certeza de que quem conhece o trabalho do Abel está vibrando junto com a gente; quem não conhece vai ficar muito agradavelmente surpreso. Para uma provinha maior do que o “Prezado Globo” de hoje, dê um pulo até abelalves.tk para conferir o trabalho do rapaz; mas cuidado, porque, se você gosta de tecnologia, corre o risco de ficar preso por lá por muuuuuuuiiiito tempo...

Bem-vindo, Abel!

Impressões

Outro site onde se pode perder um tempo enorme é o da HP, que pôs no ar uma série de máscaras para o carnaval (algumas das quais você vê espalhadas nesta [quer dizer, naquela -- do jornal!] página). É só escolher a sua favorita, imprimir, fazer dois furinhos, prender com um elástico e se divertir.

Este site, aliás, é um primor. Tem mil dicas de como aproveitar a sua impressora para fazer brinquedos, cartões, calendários e lembrancinhas, e pode ser uma mão na roda para distrair as crianças num dia de chuva.

É claro que, por trás das boas intenções de divertir usuários, está a idéia de fazê-lo gastar mais tinta, já que os fabricantes de impressoras hoje lucram mais com a venda de cartuchos do que com qualquer outra coisa; mas a vida é curta, mais vale um gosto do que seis vinténs e brincar com impressora é, indiscutivelmente, uma das grandes alegrias da vida digital.

Eu mesma ando me esbaldando com uma Epson Stylus Photo 820, que trabalha com seis cores e é capaz de fazer fotos sem margem realmente incríveis, sobretudo se a gente levar em conta que esta é uma impressora relativamente barata (R$ 600). Na verdade, é impossível distinguir uma foto em alta resolução impressa por ela em papel fotográfico de uma foto feita em bureau de impressão, onde as impressoras ainda andam na casa dos milhares de reais ou dólares, a menos que se olhe com lupa. O único problema é, como sempre, o preço dos cartuchos, que vai a mais de R$ 200 o casal cor e preto.

Em suma: a brincadeira é ótima, mas ainda está longe de ser barata...

Cores e imagens

Era para ser só um trabalho de graduação, mas Ana Fucs, aluna de Noni Geiger, acabou criando um site muito bom para quem comprou uma câmera e quer, agora, se aprofundar em cores e imagens digitais. Em Cor e Imagem Digital ela troca em miúdos conceitos como resolução, dithering, espaços de cor, compressão, formatos e todos aqueles detalhes aos quais a gente em geral não dá muita atenção, mas que acabam fazendo diferença no resultado final.

(O GLOBO, Info etc., 17.02.2003)

Nenhum comentário: