23.9.03









Não deixem de clicar sobre as fotos: elas levam ao trabalho do Fernando Lopes, um carioca que eu "descobri" lá no Fotolog e que está fazendo um trabalho sensacional na Holanda.

Webcam no celular!

Um dos grandes desafios das operadoras de telefonia móvel é convencer os usuários a fazerem mais do que apenas falar. Afinal, hoje há aparelhos que são verdadeiros computadores — e uma mina de ouro em potencial a ser explorada em serviços como mensagens multimídia, games e chats. Na semana passada, a Vivo apresentou algo inédito: vídeos, já disponíveis para quem tenha os telefones LG Life, Motorola T720, Samsung Twist e Toshiba Audiovox. São trailers de longa-metragens, video clips, filminhos sobre carros e os eróticos de sempre.

É divertido rodar um vídeo no celular, e muita gente vai experimentar — nem que seja para descobrir que as telinhas pequenas não chegam a dar uma dimensão empolgante às imagens em movimento. Mas há um trunfo sensacional entre as cartas da Vivo: a possibilidade de se conectar webcams a partir dos celulares. Qualquer webcam, daquelas que nos mostram a quantas anda (ou não) o trânsito às que tanta gente já tem em casa, em cima do micro. Imaginem: conferir, pelo telefone, se as crianças estão dormindo, se os gatos estão aprontando, se está tudo direitinho na loja...

Os novos serviços são pagos por assinatura mensal (R$ 9,90) mais Kilobytes “consumidos” (a partir de R$ 0,04 por Kb em regiões 1XRTT — por enquanto, Rio e SP — e custo de uma ligação normal nas demais).

* * *


Para quem não agüenta mais celular, um consolo: já existe um concurso de arremesso de telefone. Ele se realiza na Finlândia (terra da Nokia, onde todo mundo tem celular) e aumenta em popularidade a cada ano.

Vida Digital


Essa semana, é a vez do André Machado: nosso intrépido repórter e o engenheiro Marcos Tadeu Vidal, professor de engenharia de telecomunicações e diretor da consultoria de segurança em TI V2R, vão falar sobre software livre e segurança no próximo encontro no Rio Design Barra. Quinta-feira, dia 25, às 20hs.

Fotolog: Gato Zeca


Zeca, gatinho de Fernando Lopes — um extraordinário artista gráfico brasileiro que vive em Maastricht, Holanda — quase nunca aparece no fotolog que leva seu nome. Em www.fotolog.net/gato_ zeca.


(O Globo, Info etc., 21.9.2003)

Nenhum comentário: