8.9.03



Mais uma falha de segurança by M$

Está virando rotina: na quarta-feira semana passada, a Microsoft anunciou um enxame de falhas de segurança, afetando diversos de seus produtos. A mais grave está no Visual Basic for Applications, ou VBA, que a maioria dos usuários sequer conhece, mas que pode afetar as versões 2002, 2000 e 97 do Access, Excel, PowerPoint e Word, e da Works Suite 2002, 2001 e 2000, entre outros. Através dela, uma pessoa do mal pode fazer miséria nas máquinas atingidas. Se você usa Office ou Works vá imediatamente ao site da Microsoft e baixe o remendo (patch) correspondente ao seu caso. Se você não usa nem Office nem Works, mas tem outros programas M$ instalados, vá ao site também e dê uma olhada geral: nunca se sabe.

* * *


Ironicamente, a página de abertura da Microsoft no Brasil traz, no alto, uma grande chamada: “Proteja seu PC: três passos para melhorar a segurança do seu PC”. A meu ver, o primeiro deles, considerando-se o desempenho da empresa nessa área, deveria ser: “Não use produtos M$”; o segundo, “Use Linux”; e o terceiro, “Mude para Mac”.

* * *


Agora, sério: além de ter falhas de segurança inadmissíveis em produtos tão caros, e há tanto tempo no mercado, a M$ tem feito um péssimo serviço também na hora de alertar os usuários para os riscos que correm.

Assim como não hesita em comprar páginas de revista e outdoors para fazer propaganda das suas novidades, deveria, também, comprar espaços de comunicação igualmente importantes para fazer com que os alertas chegassem ao máximo número de usuários possível — em vez de deixar a cargo das publicações especializadas (que a maioria, aliás, nem lê) a divulgação das más notícias. Falha grave no Office, levando-se em conta a quantidade de usuários do produto, era para ser anunciada em intervalo do Jornal Nacional. Como fazem os fabricantes de automóveis com seus recalls.

* * *


Para causar prejuízos ao usuário, as falhas anunciadas dependem, em sua maioria, da abertura de documentos mal intencionados. A essa altura, espera-se que ninguém esteja mais abrindo arquivos anexados de quem não conhece — mas usuários de Outlook que configuraram o Word como editor de HTML, podem ser afetados ao responder ou passar adiante as mensagens bichadas.

Portanto, mais uma vez: barbas de molho, cautela e download imediato de remendos, OK?

Quer um PC mais seguro? Use Eudora



A Qualcomm acaba de lançar a versão 6.0 do Eudora, para mim o melhor programa de email de todos os tempos. Ainda não fiz o download, mas usar Eudora, em vez de Outlook, é, além de tudo, uma garantia de segurança: 99% das pragas que chegam via mailbox são escritas com o Outlook em mira.

Tenho certeza de que escapei de várias infecções não por estar com o antivírus em dia, mas por não usar Outlook em casa. No jornal a decisão não é minha; todos usamos Outlook. E vocês não imaginam como consigo me entender melhor com a mailbox de casa.

O Eudora pode ser encontrado em www.eudora.com, e é oferecido em três versões: light (sem anúncios e gratuita), patrocinada (com anúncios, para quem quiser usá-lo gratuitamente com todos os features) e full, sem anúncios, a U$ 50. Vale!



Fotolog da semana



Agora, toda semana, essa coluna vai apresentar um fotolog diferente. Na estréia, um lobinho simpático, estrela do projeto Wolf — um dos meus grandes favoritos. Wolf vive na Alemanha, aparece a cada dia numa situação diferente e tem admiradores no mundo todo. Em www.fotolog.net/wolf.

(O Globo, Info etc., 8.9.2003)

Nenhum comentário: