25.9.03



Fala, Tom!

"Acho que merece tradução (em todos os sentidos, do inglês e para a linguagem leiga), dos pontos mais importantes do verbete do Manual Merck:

TOXOPLASMOSE

Infecção causada pelo Toxoplasma gondii causando diversas manifestações, desde ínguas (inchaço dos gânglios) benignas a doenças cerebrais mortais, cegueira e retardo mental.

Levantamentos feitos com exames de sangue revelam que a exposição humana à doença é comum no mundo todo; 20 a 40% dos adultos saudáveis nos EUA dão positivo para a doença. Os mais vulneráveis ao risco de maior gravidade da doença são o feto na gestação e aqueles com imunodeficiências.

Origem da Doença e Manifestações:

O Toxoplasma é um parasita protozoário (como a ameba, a giardia e a malária) de pássaros e mamíferos, onde se aloja em cistos nos músculos e cérebro. Eles somente se repoduzem no aparelho digestivo dos gatos; com os ovos passando para as fezes onde permanecem infecciosos por cerca de um ano.

A ingestão dos ovos provenientes das fezes dos gatos é o mais comum modo de infecção oral nos EUA. A infecção também ocorre comendo carne (que contenha os tais cistos) crua ou sub-cozida, sobretudo: carneiro, porco ou boi. A toxoplasmose também pode ser transmitida pela placenta, da mãe infectada para o feto. A infecção também pode ocorrer em transfusões sanguineas ou doação de órgãos.

Prevenção:

A infecção pode ser evitada não ingerindo carne crua ou mal-passada. Lavar rigorosamente as mãos após a manipulação de carne crua é também essencial. Deve-se evitar o contato com o solo ou alimento possivelmente contaminado com fezes de gatos.

* * *


Estes são os fatos. A tal 'pesquisa' publicada pela BBC me parece uma rematada bobagem.

Fica o ensinamento: LAVAR BEM AS MÃOS. Sempre.

Beijos ailurófilos,

BTW: periquitos transmitem psitacose. Existe uma extensa e conhecida lista de Zoonoses, doenças transmitidas por animais DOENTES (e alguns chamados 'portadores sãos'). Não é por isso que devemos condenar os animais.

Como em tudo em saúde, HIGIENE é sempre a regra de ouro. Basta lavar bem as mãos e outros cuidadinhos básicos. " (Tom Taborda)

Nenhum comentário: