10.4.03



Enquanto isso, em Cuba...

O camarada Fidel se aproveita do barulho no Iraque para condenar 75 intelectuais em julgamentos sumários. Segundo a BBC, eles foram presos de março para cá: são poetas, jornalistas, médicos, até economistas. As penas dos que já foram julgados chegam a 28 anos de prisão.

O chanceler cubano alega que todos fazem parte de um complô dos Estados Unidos para desestabilizar o governo. É uma desculpa muito conveniente num momento em que o mundo inteiro está por aqui com os EUA, e pode até ser verdade -- mas não é assim que a banda toca. Ou, pelo menos, não deveria ser.

Nada justifica um julgamento sumário, em corte fechada. Nada justifica a prisão de uma pessoa apenas porque calha de ter opiniões diferentes daquelas que o Comandante gostaria que tivesse.

Aqui no Brasil temos o hábito de olhar Fidel, que é inegavelmente carismático, com admiração e carinho. Por acaso, ele está do lado "certo", lutando contra os EUA -- e, além de tudo, aqueles cubanos de Miami são, de fato, uma gente de quinta. Por causa disso nos iludimos, achando que ele é uma espécie de ditador "bonzinho".

Mas, putz! quando é que vamos abrir os olhos?!

Não há ditadores "bonzinhos".

Nenhum comentário: