8.1.03



Expresso de Shangai

Ontem à noite -- depois da abertura oficial do Hello Moto!, evento gigantesco que a Motorola está realizando aqui, com muitos lançamentos, o anúncio de um programa para desenvolvedores chamado Moto Coder (que trabalha basicamente em Java, e é, essencialmente, bem parecido com o Brew, da Qualcomm) e um autêntico desfile de celulares, com modelos super-fashion carregando os telefoninhos de cá pra lá, muito legal! -- nos ofereceram um jantar 100% chinês.

Não conseguimos identificar 90% da comida, e os 10% que identificamos... bom, era melhor continuar na ignorância, mesmo. Tudo muito chique e bem servido, lindo demais, mas quase morremos de rir diante das caras dos colegas mais afoitos que comiam de tudo. Isso porque 90% daqueles 10% identificados eram pimenta... Filhotes de polvo cru com pimenta, barbatana de tubarão com pimenta, carne (não se sabe de quê) com pimenta, pimenta com pimenta...

Não sei se havia répteis presentes, tudo é possível. A pior coisa, que nem um argentino especialmente dotado de espírito de aventura que estava à nossa mesa conseguiu comer, parecia língua de alguma coisa pequena, mas tinha um osso dentro, de modo que devia ser outra coisa. Podia ser um bico de pato também, não sei. Nem sei se faço questão de saber.

A única coisa que me pareceu comestível, e não de todo má-- umas algas verdinhas, sem pimenta -- era puramente ornamental. Além dessas algas, um rabanete vermelho, cuidadosamente esculpido em forma de flor, foi disputado por todos. E, para não ser totalmente injusta, havia uns camarões fritos com alguma coisa muito estranha em cima, mas camarão nem o cozinheiro chinês mais radical consegue estragar.

Isso, do meu ponto de vista ocidental primitivo, que não está à altura de uma civilização antiqüíssima que vem depurando o paladar há milênios. Eu, que estou bem baixo na escala alimentar (do que a gente come!) ainda vou ter que comer muito feijão pra chegar a esse grau de sofisticação.

De preferência preto, com uns pedaços de porco, uma couvezinha do lado, uns torresmos, umas rodelas de laranja.... buáááá!!!

Bom, agora chega: são oito da matina e já estou atrasada, a primeira palestra do dia começa em 30 minutos e ainda não tomei café. Sem pimenta, please.

Nenhum comentário: