26.11.02



A Idade das Trevas

Cut&Paste do Carta Aberta, do Cesar Valente:

“O jornalista Juca Kfouri foi condenado pela 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a pagar indenização de 300 salários-mínimos em um dos processos movidos pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O motivo, desta vez, é o artigo "Mentiras que não pegam", publicado em dezembro 1999 no jornal Lance!. O Tribunal considerou as palavras usadas pelo jornalista uma agressão à honra de Ricardo Teixeira.” – (nota publicada dia 22/11/2002 no Comunique-se)

“Não há uma palavra fora de lugar ou exagerada. Escrevi, apenas, que Ricardo Teixeira deu uma entrevista à revista Playboy sem se preocupar com a verdade e com a ética. Não pode? Se não puder, o que pode? Em tempo: o título da coluna, "Mentiras que não pegam" não é alusivo a ele, contemplado, no mesmo espaço, mas no pirulito ao lado da coluna, com uma nota sob o título "Playboy", que transcrevo a seguir: "O jornalista Carlos Maranhão fez quase todas as perguntas que devia ao presidente da CBF na entrevista da "Playboy" deste mês. E, como sempre, o cartola respondeu sem nenhuma preocupação com a ética ou a verdade. Merece ser lida, até porque os destaques na edição da entrevista são suficientemente maliciosos para bons entendedores. Aliás, você só acredita se quiser."

“Mais: ele me processou criminal e civilmente. Na criminal, o juiz acatou o parecer da promotoria que escreveu “por mais que se leia a matéria jornalística não se consegue vislumbrar sequer indícios do crime relatado pelo querelante”. Em primeira instância, na civil, também o resultado foi a absolvição”. – (Juca Kfouri, comentando a nota anterior, também no Comunique-se)

“Josias de Souza, diretor da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília, está sendo processado por Ricardo Sérgio, ex-diretor do Banco do Brasil que, por se sentir ofendido com seus artigos, pede na Justiça duas indenizações que somam R$ 500 mil. Souza contou a Comunique-se que já recebeu a intimação e seus advogados Marco Antônio Rodrigues e Mônica Filgueiras da Silva Galvão entregaram as contestações. "Ele não contesta as informações e sim o tratamento dado a ele", explica o jornalista”.

(...)

“O jornalista Luís Nassif, também da Folha, responde na Justiça por nota em que relatava um pedido de indenização bilionária pela Mendes Júnior Engenharia contra a Chesf. A construtora entrou na Justiça, que determinou detenção de três meses, podendo ser substituída por prestação de serviços à comunidade, e multa de dez salários mínimos. Os advogados de Nassif já recorreram”. – (nota publicada dia 21/11/2002 no Comunique-se)


Está, pelo visto, aberta a temporada de caça aos jornalistas. Já nem vou falar nos colegas que estão sendo processados por dona Rosângela Matheus, que quer, apenas, R$ 500 mil de cada a título de reparação...

E ainda tem gente que acha que está tudo bem.

Eu confesso que tentei evitar este assunto, e que tudo o que eu queria na vida era fazer um blog sobre Gatos, Gadgets & Amenidades. Não sou de briga, estou cansada de ver flame wars aqui a respeito de qualquer opinião emitida mas, sinceramente, há coisas diante das quais não consigo ficar impassível.

Ver o Ricardo Teixeira solto e o Nassif ameaçado de prisão é uma delas.

(Sim, eu sei, quem foi processado pelo Ricardo Teixeira foi o Juca; mas repito, me revolta ver o Nassif ameaçado de prisão enquanto Ricardo Teixeira fica solto. E rico.)

Enfim: ou gritamos agora, ou nos calam para sempre.

Leiam o excelente post do Cesar aqui.

Update: Para quem acha que a lei está acima de tudo, isso, pelos padrões lá deles, também é legal. E é de processo aparentemente irrelevante em processo aparentemente irrelevante que se chega a esse ponto. (Obrigada pela dica, Alê)

Nenhum comentário: