19.6.02



Os filmes nas alturas

Depois que confessei aqui uma vez o meu gosto por comida de avião, e não fui apedrejada nem nada -- pelo contrário, para minha surpresa, descobri que há muitos gourmets-aéreos enrustidos por aí -- me sinto mais à vontade para confessar uma outra coisa de que gosto em aviões: filmes. A tela é nojenta, a imagem péssima, o ponto de vista o pior possível... se você estiver na classe econômica. Mas na executiva, que é onde vocês normalmente me encontram quando não estou em casa, as opções são interessantes, e variam de companhia para companhia.

A Varig, por exemplo, tem uns aparelhinhos de video-cassete individuais, e uma quantidade de fitas à escolha do frguês, mais ou menos como um video-clube. A United (e alguns aviões da Varig) tem aparelhos individuais embutidos nas poltronas. Há diferenças entre esses aparelhos. Alguns funcionam à base de fitas. Os mais modernos oferecem uma programação variada, como uma TV, mas eu prefiro os antigos: neles, o filme começa quando eu quero.

A American era a minha campeã na modalidade (talvez ainda seja; é que não vôo com eles há algum tempo): o passageiro recebe um player de DVD da Panasonic e um estojo com dez diferentes filmes e programas de TV para se divertir. É o máximo, porque como eu quase nunca tenho tempo de ir ao cinema e os lançamentos são sempre bastante recentes, acabo tirando o atraso.

Agora, na coluna de Scott McCartney, que escreve sobre aeroportos e aviões no Wall Street Journal, fico sabendo que este é um aspecto que tanto as companhias aéreas quanto os estúdios levam tremendamente a sério. Há edições especiais de filmes para serem exibidos a bordo. Já nem falo de coisas como "Aeroporto", ou "Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu", que jamais serão exibidos num Boing 777, mas de filmes bobos como "Speed", em que, nos cinemas, Sandra Bullock entra num terminal e bate um caminhão tanque contra um avião, ao passo que, nos aviões, bate... em outro caminhão!

Entendo o espírito da coisa. Embora uma cena dessas não me abalasse em nada, reconheço que nem todo mundo se sente tão bem dentro de um avião quanto eu me sinto. A prova cabal disso é que o filme mais assistido de todos os tempos nas telinhas voadoras é a comédia romântica "You've Got Mail", com Meg Ryan e Tom Hanks. Uma bobagem. E isso antes do fatídico dia 11 de setembro de 2001.

Eu, hein...

Nenhum comentário: