4.6.05



A turma do Fasano

Quem acompanha este blog há algum tempo sabe que uma das minhas regras básicas é o Grande Postulado de Millôr Fernandes:
Não se amplia a voz dos idiotas.
Há uma exceção importante no GPMF, porém, que é:
A voz dos idiotas deve ser ampliada sempre que ajude a revelar a personalidade de quem está no poder.
Isso foi escrito por mim. Nem sei se o Millôr concorda, mas tenho certeza de que teria usado a metade das palavras, com o dobro da eficiência.

Acontece que, mesmo entre leitores do blog, até outro dia ninguém tinha idéia de que o senhor Victor Fasano (sim, aquele) é -- valha-nos Deus! -- Secretário de Promoção e Defesa dos Animais. Quanto a mim, não tinha idéia de quem era o senhor Fasano até ele assumir; sabia apenas que era um ator medíocre, dedicado ao comércio de pássaros.

Depois soube que, além de sumir com os gatos e planejar torrar o dinheiro do município numa certa "Fazenda Modelo", está preocupado também com a obesidade dos animais de rua e a transmissão de raiva pelos pombos.

Há dois ou três dias amigos seus descobriram este blog. Os pontos de semelhança são tantos entre as mensagens que enviam que só posso concluir que a turma é muito unida.

Com vocês, a voz do dono:
Cara Repórter Senhora Cora Ronai,

Fiquei abismado ao ler seu artigo "Tempo de ratos", publicado no dia 26 de maio passado em sua coluna do jornal O Globo. Pensei dias antes de preparar esta carta, permita-me manifestar-me como cidadão carioca, contribuinte e leitor de sua coluna, já que este espaço tem se mostrado democrático.

Concordo a princípio no tocante a que vivemos em "tempos tão safados". A vida neste país tem se demonstrado cada vez mais difícil e impossível. No entanto somos brasileiros e, portanto, devemos lutar e não simplesmente dizer que "estou pensando em ir embora do Brasil", o que diversas pessoas pronunciaram neste site em seus e-mails. Vê-se que são pessoas que possuem acesso a internet, no mínimo classe média e vivendo em bairros nobres da cidade: Jardim Botânico, Ipanema etc. Fácil para eles se pronunciarem desta forma quando não se vive a realidade mais cruel e fúnebre deste país.

Dizer que a Prefeitura do Rio montou um palco para a Peste Negra, protagonizada por ratos é tremendamente ridículo e, por demais, alarmista e chantagista. Fazer crer, ainda, que a Peste Negra se deu por falta de gatos, Deus do céu !!!!!!!!!! NÃO, NÃO É PIADA, está lá no seu texto. Jamais, em tempo nenhum, gatos foi solução para proliferação de ratos, vide o caso da Austrália que levaram gatos para combater ratos e o que conseguiram foi introduzir um predador voraz, que exterminou muitas espécies de animais daquele país. A emenda foi pior do que o soneto!!!! Na seqüência de sua matéria a Sra. Afirma que: "..Fasano ignorante da história ... trabalha com empenho para abrir terreno para os ratos." Seguindo: "além do extermínio propõe trancafiá-los ..." etc. Deus do céu, pergunto senhora. Cora: de onde vem este ódio?? De onde vem sua insensatez, inadmissível na sua condição de repórter de um grande jornal?? Como se imputa um crime tão facilmente a outrem?? Conheço pessoas da área de veterinária que sabem o trabalho que está sendo feito, duvido que estas seriam coniventes com os crimes pela senhora imputados ao Sr. Victor, que poderia nem dar atenção a gatos mas certamente não deve ser ASSASSINO. Não contente a senhora prosseguiu: "... tomar conta do território que política e legitimamente conquistaram", MEU DEUS, O QUE È ISTO ?? NÃO, NÃO É PIADA, está lá no texto. Isso foi demais para uma pessoa de seu gabarito, impensado, sem fundamento algum e beirando a idiotice e a boçalidade (usando palavras de seu próprio texto).

Não bastou, a senhora seguiu na insensatez de dizer que o secretário "suposto entendido em aves de extirpe ... tem desprezo pelos animais sem pedigree", Sra Cora, para o grupo que escreve no seu site parece que só há no planeta um animal com extirpe: o GATO, todos os demais devem e são totalmente ignorados pela senhora e por seus asseclas. É inacreditável que uma pessoa com sua formação, e informação, seja tão imprudente e, permita-me dizer, LOUCA a ponto de fazer uma matéria sumamente ridícula, improdutiva e desbaratada para um grupo que não pensa em outra coisa que usar dinheiro público para satisfazer um desejo doentio. Centenas de pessoas (cidadãos e contribuintes) reclamam, semanalmente, aos órgãos públicos dos gatos soltos, de suas fezes, de seus ritos noturnos, de seus ataques a outros animais, etc. OS DIREITOS DESTES DEVEM SER RESPEITADOS. CABE A SRA. E SUAS ASSECLAS CESSAREM SEUS ATAQUES NO MOMENTO QUE OFENDEM DIREITOS DO PRÓXIMO, se façam respeitar para que não sejam "mortalmente" feridas em seus anseios de uma cidade mais feliz, como a senhora descreve em sua matéria.

Parafraseando seu texto: "Como leitor e contribuinte, sou radicalmente contra a opção da senhora e de seus asseclas unicamente pelos gatos". NÃO QUERO MEU DINHEIRO NESTA SUGERADA QUE VOCÊS QUEREM IMPINGIR AO PODER PÚBLICO. MAS NÃO QUERO TAMBÉM EXTERMÍNIO DE NHENHUM ANIMAL. CASO TENHAM FEITO ISSO ME DÊ AS PROVAS SENHORA CORA, POIS SEREI O PRIMEIRO CIDADÃO CARIOCA A PERSEGUIR E PROCESSAR OS HOMENS CITADOS BASEADO NA PRÓPRIA LEI.

Finalizando: "chega de nepotismo", o que é nepotismo para a senhora?? Ainda teve gente no site que elogiou a frase, MEU DEUS!! Será que nem o português a senhora irá resgatar, já que a insensatez se perdeu totalmente. Sra. Cora, desde o dia 26 a senhora perdeu um leitor e um ex admirador, ainda que isso não faça diferença, pois sua vida são só os gatos mesmo . . ..

Luiz Bastos
Contrariando o GPMF (grande Postulado de Millôr Fernandes), respondi:

Sim, Luis Bastos, o espaço aqui é realmente democrático, ao contrário da prefeitura que, pelo menos no que diz respeito a animais de rua, não ouve ninguém. Vou responder a você mais tarde, agora tenho uma série de coisas para fazer. Mas, curioso, o seu português não me é estranho...

Não resisti, sabem? É que me lembrei da última mensagem da dra. Vera neste blog:
Em que pesem os comentários encaminhados por alguns integrantes da lista neste Blog. Gostaria de prestar alguns esclarecimentos:
Inicialmente seria de bom alvitre que os comentários desta lista sejam pautados pela ética e pelo profissionalismo, evitando-se, assim, comentários desfundados e acusações mentirosas, levianas e totalmente improcedentes.
Agradeço a Cora pela iniciativa de criação deste blog, que em muito auxilia, até mesmo a nível de informações, o conteúdo do mesmo.
Fico certa de que o intuito de Cora é promover o debate público de questões de interesse comum a todos nós, e comentários injuriosos e até mesmo criminosos, poderão ser objeto de demandas judiciais, e denigre a qualidade das informaçòes e o intuito deste blog.
Por estar investida em uma função pública, não farei mais nenhum comentário a respeito do Órgão (SEPDA) neste blog. (....)
Posteriormente soube, por terceiros, que o texto havia sido escrito não por ela, mas -- pasmem! -- pelo ADVOGADO da Sepda. Devo confessar, aliás, que, sabedora do sei hoje, ela me parece mais vítima do despreparo do secretário do que sua cúmplice.


Luiz Bastos,

Acho que estas pessoas desconhecem que exitem outros animais que necessitando de mais ou tantos cuidados quanto os gatos. Como já vimos, em História elas são totalmente acéfalas, espero sinceramente que DEUS abra seus olhos para o mundo, e em específico o Rio, e vejam que totos os animais precisam de PROMOÇÂO E DEFESA e no meu entender a SEPDA e para todos os animais e não somente para atender interesses de algum grupo que gosta de GATOS.
Tenha certeza Sr Luiz que ganhou um grande admirador, pois teve coragem de espressar a sua opinião neste site elitista.

Um grande abraço, Ferreira

Dona Cora,
Que beleza de site democrático, onde todos tem o direito de expressar suas opiniões mesmo que contrárias as suas, não é mesmo?
Lamentável a retirarada da carta do Luiz Bastos e a minha de apoio a ele, ou será que falei verdades que a senhora não gostaria de ler?

Ferreira
Claro que as mensagens estavam onde sempre estiveram; apenas o Ferreira não soube encontrá-las, mesmo depois de orientado para isso.
Cara Senhora Cora,

Pelo que vejo a senhora tem a pretensão de achar que têm como "inimigos", ou melhor, discordantes, somente o pessoal da secretaria de defesa animal. Como a senhora é limitada!!

A senhora crê que suas asseclas responderam minha mensagem. Pelo amor de Deus senhora Cora: "Inimigo de animais", "Ignorante" etc . . . Não me diga que isso é resposta, não volte a ser tão limitada, não combina com o currículo de uma colunista do jornal O Globo. Com certeza a senhora não me respondeu por ter suposto que a mensagem não teria efeito, ahh, que erro!! Já vi que arrancar bom senso seu é impossível. Agora ataca meu português: "Folgo em ver que conquistou um admirador ardoroso: adoro esses acasos", que primor exemplar de uso da língua. Talvez, assim como me critica, deveria sondar o português de suas asseclas. Ahh, estas não!! Jamais serão atacadas porque refletem em sua idéias estapafúrdias a mensagem da "ídala", da "Deusa" etc, usando as palavras delas.

Bem Senhora Cora, vamos a "Tempo de Ratos II" - só faltou complementar com "a missão".

"Muitos mistérios cercam a saga da Capivara da Lagoa . . em qualquer cidade razoavelmente civilizada . . alçados à condição de atração turística . . mas amaldiçoada com uma administração a quem eles só interessam como factóides", Deus, quanta asneira, a senhora é realmente limitada. Quando falei da capivara na segunda mensagem não pensei que fosse me responder com a matéria II, ao invés de me ignorar, como disse abaixo. Claro que a matéria foi uma tentativa, ainda que idiota, de retrucar-me. Senhora Cora, em nome dos seus animaizinhos acredite, aquele animal foi posto lá. Estava acima do peso e terrivelmente maltratado, comia pizza, pão etc, que dieta perfeita para um animal silvestre!! Talvez devêssemos pedir ao McDonald um patrocínio e, aí então, ela viveria de "Big Macs". Não é piada não . . . Aquele não é um habitat para esta espécie, mas isto não lhe importa, o prazer de desfrutar de vê-la todos os dias é mais importante, afinal ela virou "atração turística" como bem dissestes: "Depois de ignorar a capivara enquanto estava viva e fazendo a alegria de quem passava pela Lagoa", QUE PRIMOR Senhora Cora. Desta vez sua limitação foi alçada a tal ignorância que chega a atordoar!!!! MAS NÃO IMPORTA NÃO, SUA MATÉRIA É UM FACTÓIDE RIDÍCULO QUE TEM COMO OBJETIVO APENAS A AGRESSÃO ATRAVES DA ACUSAÇÃO.

Voltando a "maldita secretaria", que cá entre nós deveria ser mesmo extinta acabando com toda esta palhaçada das desesperadas e aportando recurso público em áreas de real prioridade, e não para doar ração (Uhhh!!), vejamos: a tal doutora Vera será uma débil mental completa caso não lhe processe e lhe arranque um bom dinheiro. Falar da honra da capacidade alheia é fácil, a senhora pisa porque tem um espaço na imprensa. Já a doutora ... bem, esta deveria ir a Justiça, único espaço que restou para tomar-lhe dinheiro como indenização moral, dar-lhe vergonha na cara e recuperar sua dignidade pessoal e profissional.

Extermínio é a palavra mais usada nos seus textos, possivelmente resgatada pela senhora com as comemorações dos 60 da II Grande Guerra. O "ignorante em história" aqui gostaria de lembrar somente que durante esta desgraça do século 20 as pessoas comeram gatos, cachorros, ratos e tantos outros animais. Sabe por que senhora Cora: quando o homem está no seu limite toda e qualquer tolice cessa. Nosso país tem milhões no limite, nossos políticos seguem roubando, a violência cresce, jornalistas fomentam ódio o tempo todo, o povo pasmo se cala e continua passando fome. Mas nada disso importa, GASTEMOS NOSSO TEMPO DISCUTINDO OS GATOS E A "JUSTIÇA" E SANDICE QUE QUEREM SUAS ASSECLAS.

Senhor secretário Vitor Fasano, pelo amor de Deus, peça ao prefeito para acabar com esta porcaria de secretaria e toda esta maluquice e idiotice que a cerca, só assim não precisarei, junto com tantos outros (e são muitos, acreditem!!), ler e ver tantas asneiras. Não dê mais oportunidade para a mente esdrúxula desta gente. Senhora Vera, volte para Campos e vá fazer outra coisa da vida. Cora, quanto a senhora, dedique-se a construir num país de carências, numa cidade que tem mais de dois milhões de favelados, e não expor-se e expor outros a tantas besteira e leviandades. Não, não me responda, não faço questão alguma, não pense também que suas asseclas o estão fazendo, seria boçal de sua parte.

Continua de pé o longo papo que lhe chamei para ter, assim possivelmente a senhora definitivamente saiba que nunca viu meu português e que suas tentativas de me relacionar com os "exterminadores" é por demais "déjà vu".

Ah ... Senhora Cora, por muito tempo, quantas vezes apagarem as mensagens de seu "DEMOCRÁTICO ESPAÇO", IREI INSERÍ-LA DE NOVO, vou pagar uma pessoa para tal. Uma vez que a senhora demonstrou não gostar de críticas e não aceitá-las, procedendo da forma típica daqueles que não possuem argumentos, prometo, serei seu Karma a pagar. Luiz Bastos
Coitado do moço, vai ficar desapontado ao saber disso, mas a crônica que eu teria escrito em resposta a ele (!!!) já estava impressa quando me escreveu.

Assim como o Ferreira, ele também não sabe procurar textos antigos num blog. Aliás, por falar em Ferreira...
Luis Bastos,
Como sempre sua colocação e muito realista e coerente , que pena que bate de frente com uma pessoa tão anti democrática como cora, que incansavelmente retira os seus textos e daqueles como eu que o apoio do site.

Bom dona Cora também não quero meu dinheiro sendo usado para dar ¨comidinha aos seus gatinhos¨, pois como cidadão acho que tenho o mesmo direito que a senhora, e veja que loucura seria se eu quizesse alimentar todos os animais que aprecio na rua.

Dona Cora deixe de usar este espaço para brigas de interesse pessoal, construa um espaço verdadeiramente democrático e o coloque a DISPOSIÇÃO PARA DEBATES REALMENTE IMPORTANTES PARA O NOSSO MUNICÍPIO.

Concordo, mais uma vez com você Luis, a Dra Vera deveria ir a JUSTIÇA, pois teve seu trabalho brutalmente desqualificado por pessoas que provavelmente VIVEM EM OUTRO MUNDO, só pode, pois todos nos dependemos do trabalho dela e de outros profissionais da produção animal para ter o que comer, pois o ser humano necessita de proteína animal em sua dieta.

Saiba ainda Luis, que também repetirei meus textos, até que Dona Cora, não os retire mais.

Ferreira
Eis que, nesse momento, entra em cena um novo personagem, fino e educado:
Prezados(as) Senhores(as),

Gostaria de poder dizer uma boa tarde a todos, contudo me surpreendeu haver caído de para-quedas num tiroteio entre favelas do Rio de Janeiro.

Me pergunto o porquê, os usuários de internet ainda apresentarem problemas línguísticos de composição, usando como contra-argumentação o deboche e agressão escrita. Acusam com propriedade, contudo com desconhecimento de causa. Idolatram subservientemente. Crêem numa personalidade ímpar, que após haver lido os textos e visto ícones atrelados às mensagem, somente pude concluir estar num chat de adolescentes paulistas.

As pessoas, posso confortavelmente me incluir, deveriam buscar um pouco mais de literatura no assunto tratado a bofetadas, ou simplesmente ouvir o parecer de pessoas da área técnica.

Lembro, caro amigos, que a nossa cultura é assim: Ajuda eleger o Político e o malha logo a seguir. O acusa, humilha e o rebaixa a condição de capa protetora de colchão mijado. Falta a ocorrência do trabalho em equipe, mesmo que assumamos a posição de promotores, quando acusamos.

O Sr. Luiz Bastos fez uma boa construção em arejar a possibilidade de um processo. Assim como, me transpareceu a lucidez em conduzir a exacerbada idéia da Capivara na Lagoa. Quando um animal desta espécie, teria como habitat natural, a borda da Lagoa Rodrigo de Freitas? Por capricho dos residentes em vê-lo à distância.

Quanto a "matança de animais", procure informações quanto autorização do Ibama no abate de espécies no sul do país, bem como, a difuldade do manejo de animais apreendidos no Tráfico, a disparidade das Leis quanto ao controle de espécies invasoras, e afins. Certamente há de compor uma ótima bibliografia ao leitores que tem como "focal point" os gatinhos que andam soltos nas ruas. Quando todos trabalham, todos trabalham menos.

De quebra, posso sugerir a revisão da prática de matança das Cacatuas na Austrália, que ao entendimento do Governo é melhor serem abatidas do que serem comercializadas...

Por fim, meus amigos é necessário ler para melhor discernir.

Slds,

Marcos Rodrigues



Esqueci a melhor parte...

Gostaria de propor a idéia da criação de uma ONG, a qual tivesse postura legal de caçar o direito de acesso à internet feito pelas Comadres e Donas de Casa deste chat.

Slds,

MMarcos Rodrigues
Quando alguém entender o que ele quis dizer, por favor explique a nosostros, ignorantes; sobretudo este Slds finais, será Saldações?

Mas, nisso, sobrou até para Kidity:
Senhora Kidity,

Não sei quem é a senhora e não me interessa saber. Escreví para a Senhora Cora Ronai, só ela me interessa, pois é quem tem espaço na imprensa para anarquisar a vida de tanta gente. Vocês falam de ofensas . . . SE ENCHERGUEM, TENHAM O MÍNIMO DE DIGNIDADE!!! Não preciso de Ferreirinhas como precisa a senhora Cora de vocês. As respostas idiotas de todos que queiram fazê-las não me interessa. Quero ver é se uma jornalista que usa e abusa da imprensa, como o fez, tem a VERGONHA NA CARA de ser honesta e argumentar comigo e não usando palavras de outros. SENHORA CORA ESTOU AQUI, VOU A PASSEATA, CHAMAREI JORNALISTAS E A EXPOREI AO RIDÍCULO COMO FAZ COM OS OUTROS. Como já lhe disse não preciso me esconder, a senhora sim, ao menos deveria ter dignidade e VERGONHA na cara.

Luis Bastos
Mais uma vez ignorei o GPMF e disse que não ia responder a nenhum deles, porque passaram de qualquer limite da cortesia e da boa educação.
Cara Senhora Cora,

"...vocês passaram de qualquer ponto admissível em termos de educação. A minha opinião a respeito do assunto é clara e está escrita aqui e no jornal..." (palavras da "Deusa")

Realmente senhora Cora posso não ter a educação que a senhora prega, no entanto a senhora SÓ prega, não pratica. Fazer coluna em jornal comparando os outros a ratos, chamando-os de assassinos, atacando pessoalmente profissionais, acusando-os de crime, dando a entender que fazem "festa" com o dinheiro público . . . etc. Com palavras como: exerminador, ignorante, nepóticos, etc ... , SENHORA CORA, DEFINITIVAMENTE NÃO HÁ NENHUM PRIMOR DE EDUCAÇÃO EM SEUS TEXTO !!! Porque não vai pessoalmente a maldita secretaria falar com as pessoas, se interar dos assuntos, e não perder tempo com sua "maestral" educação bombardeando e destruindo a todos com palavras nefastas e acusativas??

Senhora Cora, você se perdeu. Agrediu, bateu, zombou, deu p..., mas não admitiu levá-las. Não há de ser nada, as pessoas serão impiedosas na justiça Cora. No dia da primeira audiência, tendo e sendo de quem for, irei pessoalmente ver e fotografar sua face, quem sabe não publicamos no seu site.

Parafraseando Cora: "Pessoas, por favor: não se amplia a voz... da ignorância !!!!!"

Obrigado por não ter apagado minha mensagem, isso demonstra ser democrático!!!

Luis Bastos
Ufa! Um progresso: aprenderam a encontrar as próprias mensagens.

E por aí vai.

Como eu disse antes, não se amplia a voz dos idiotas, exceto quando ela revela a quantas anda a administração pública. Eu teria que ser muito ingênua para achar que toda esta virulência está sendo usada apenas por causa de opiniões divergentes.

Dando a essas pessoas o benefício da dúvida -- isto é, imaginando que são de fato três e não duas ou uma -- ainda assim é bastante óbvio que o problema aqui é pessoal.

Obedecendo ao sr Bastos, estou fazendo um favor ao município tirando as mensagens dos comentários, onde estavam escondidas, e trazendo-as para cá, para que todos possam delas tomar conhecimento.

Esta é a turma do senhor Victor Fasano, secretário municipal de Promoção e Defesa dos Animais.

Sustentado no cargo com o nosso dinheiro, o secretário representa, neste momento, a cidade do Rio de Janeiro num congresso sobre meio-ambiente em São Francisco.

Pergunta retórica aos cariocas (ninguém precisa responder): como vocês se sentem sendo representados por um secretário municipal que se cerca de gente como os missivistas acima?!

O mais estranho é que este município tem, também, um secretário de meio-ambiente -- que não está em São Francisco.

Finalmente, um pedido encarecido aos freqüentadores habituais do blog: chega de flame! Postei aqui esses gentis comentários para que todos os leitores possam ter idéia de quem é o senhor Victor Fasano, não para que o auê recomece.

Obrigada.

Nenhum comentário: