8.6.05



Literatura instantânea

Outro texto da mailbox; como sempre acontece nesses casos, não sei quem é o autor -- mas é ótimo.

Divirtam-se!
Você que não teve tempo, condições (leia-se saco) pra ler aqueles grandes clássicos da literatura que todo mundo discute com pose de intelectual (mas que ninguém leu também), agora vai poder participar das discussões e ainda dar pinta de entendido com as novas "Versões Condensadas dos Clássicos da Literatura"!

  • Em Busca do Tempo Perdido, Marcel Proust.
    Gallimard, 1617 páginas.

    Resumo: Um rapaz asmático sofre de insônia porque a mãe não lhe dá um beijinho de boa-noite. No dia seguinte (pág. 486. vol. I), come um bolo e escreve um livro. Nessa noite (pág. 1044, vol.VI) tem um ataque de asma porque a namorada (ou namorado?) se recusa a dar-lhe uns beijinhos. Tudo termina num baile (pág. 1433, vol. VII) onde estão todos muito velhinhos. E pronto.

  • Guerra e Paz, Leon Tolstoi.
    Chartreuse,1200 páginas.

    Resumo: Um rapaz não quer ir à guerra e por isso Napoleão invade Moscou. A mocinha casa-se com outro.

  • Os Lusíadas, Luís de Camões.
    Editora Lusitania, um monte de páginas.

    Resumo: Um poeta com insônia decide encher o saco do rei contar-lhe uma história de marinheiros que, depois de alguns problemas (logo resolvidos por uma deusa super-gente-fina), ganham a maior boa vida numa ilha cheia de mulheres gostosas.

  • Madame Bovary, Gustave Flaubert.
    Pléiade, 778 páginas.

    Resumo: Uma dona de casa mete o chifre no marido e transa com o padeiro, o leiteiro, o carteiro, o homem do boteco, o dono da mercearia e um vizinho cheio da grana. Depois entra em depressão, envenena-se e morre.

  • Romeu e Julieta, William Shakespeare.
    Oxford University Press, 437 páginas.

    Resumo: Dois adolescentes doidinhos se apaixonam, mas as famílias proíbem o namoro, as duas turmas saem na porrada,uma briga danada, muita gente se machuca. Então um padre tem uma idéia idiota e os dois morrem depois de beber veneno, pensando que era energético.

  • Hamlet, William Shakespeare.
    Oxford University Press, mais de 300 páginas, pô!

    Resumo: Um príncipe com insônia passeia pelas muralhas do castelo, quando o fantasma do pai lhe diz que foi morto pelo tio que dorme com a mãe, cujo homem de confiança é o pai da namorada, que entretanto se suicida ao saber que o príncipe matou seu pai para se vingar do tio que tinha matado o pai do seu namorado e dormia com a mãe, isso depois de falar com uma caveira e antes de morrer assassinado pelo irmão da namorada, a mesma que era doida e que tinha se suicidado. Ufa.

  • Édipo-Rei, Sófocles.
    Várias edições, cada uma maior que a outra

    Resumo: Maluco tira a maior onda, não ouve o que um ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, comendo a mãe e furando os olhos. Por conta disso, séculos depois, surge a psicanálise que, enquanto mostra que você vai pelo mesmo caminho, lhe arranca os olhos da cara em cada consulta.
  • Taí: agora ninguém pode mais se queixar. Blog também é cultura!

    Nenhum comentário: