18.8.04

ONG do bem



ONG do bem

Até o sequestro da Pipoca, eu não prestava atenção na polícia -- ou, se prestava, era para criticar, como faz quase todo mundo. A questão é que, para a minha geração, que passou pela ditadura militar, polícia é uma coisa da qual se quer distância.

Depois da acompanhar o trabalho dos inspetores que descobriram o paradeiro da gatinha, fiquei amiga deles -- e fui, através dessa amizade, descobrindo uma série de policiais excelentes, do melhor nível.

Há uma nova geração aí que, sinceramente, traz algum alento à gente; é uma geração de rapazes e moças idealistas e dedicados que, apesar da suprema humilhação de trabalhar com o atual secretário de segurança, não esmorecem e fazem o melhor que podem.

Descobrir este lado bacana da polícia foi uma grande e grata surpresa. A gente às vezes acha que, aqui no Rio, tudo está perdido; mas, quando eu penso nesta banda boa da polícia, tenho esperanças.

Pois hoje está nascendo uma ONG chamada "Viva a Polícia". Ela está sendo criada para apoiar o policial civil, federal, militar e rodoviário, o bombeiro e o guarda municipal. A idéia básica é defender os seus direitos e os de seus familiares, e resgatar a confiança da população no seu trabalho.

Esta última parte não vai ser fácil. O filme da polícia está muito queimado, e os bons, como acontece, pagam pelos maus.

De qualquer forma, serão criadas comissões para avaliar cada atribuição, defender direitos, cobrar deveres, ministrar cursos, fiscalizar e, muito importante, aparecer na mídia mostrando o outro lado da polícia, aquele que quase nunca aparece já que boa notícia, em geral, não é notícia.

A "Viva a Polícia" também pretende protestar sempre que as "autoridades" disserem coisas como a última pérola do senhor secretário, que declarou ao Dia que "os policiais são esquizofrênicos".

Em suma: taí uma ONG que vai ter muito, mas muito trabalho -- mas que conta, desde já, com o meu maior apoio.

Até porque, sinceramente, estou cheia de ONGs que só sabem defender bandidos.

Nenhum comentário: