16.8.04

Crescei e Multiply-vos



Crescei e Multiply-vos!


E, quando a gente achava que o Orkut estava vivendo os seus quinze minutos de fama, lá veio o Multiply, correndo por fora, arrebatando corações, mentes e muitas e muitas e muitas horas do povo conectado. A própria colunista que vos tc está se divertindo com o novo brinquedo, e gastando parcela considerável do seu tempo destrinchando as mil e uma utilidades da nova novidade: afinal, o Multiply reúne num mesmo pacote tudo o que um internauta atualizado precisa para ser feliz.

Crie uma conta no Multiply e você será, automaticamente, o orgulhoso proprietário de um blog, um fotolog, uma agenda para manter os compromissos em dia, uma lista de contatos, um livro de receitas, um espaço para desenvolver o seu espírito crítico e resenhar filmes, livros, CDs e o que mais quiser, e last but not least, uma espécie de Mercado Livre particular, um pequeno bazar onde poderá negociar o que quiser, de figurinhas do Homem Aranha a apartamento em Florianópolis (da última vez que chequei, as figurinhas já haviam sido vendidas, o apê ainda não).

O Multiply não é uma cópia ou, sequer, uma evolução do Orkut. É outro conceito de software de comunidades, a meu ver bem melhor, até porque resolve o grande problema (ou o grande vazio?) do Orkut: o do recado. Quando você entra no Orkut, vê quais dos seus amigos andaram por lá, mas não tem idéia do que fizeram ou estão fazendo. As páginas pessoais são estáticas; falta um espaço de expressão individual mais concreto, como, digamos, um blog ou um fotolog.

O Multiply é menos intuitivo, mas muito mais útil. Não é uma ferramenta de encontrar gente tão boa quanto o Orkut, e seu sistema de comunidades (ou grupos de discussão) é mais complexo, mas, por outro lado, ele permite que, ao achar seus amigos, você ache também as fotos e opiniões desses amigos -- e o que mais houver nas suas páginas, de receitas a quinquilharias a preço de ocasião.

Ninguém precisa de convite para entrar no Multiply, que oferece o generoso espaço de um gigabyte para a armazenagem dos tais textos, fotos, receitas, críticas e mensagens, um endereço fácil de achar -- eu, por exemplo, estou em cronai.multiply.com -- e, pelo menos até aqui, uma navegação e um desempenho bem melhores do que os do Orkut, que têm deixado a desejar.

Outra coisa prática oferecida pelo Multiply é a possibilidade de importar as listas de contatos do Orkut e do Friendster, o que significa que ninguém precisa começar tudo de novo ao entrar no sistema. As opiniões dos usuários que tiveram paciência para dar a olhada mais atenta que o Multiply exige para um bom rendimento têm sido praticamente unânimes: está na hora de cometer Orkuticídio...


Um utilíssimo filhote do Informática etc.

Como converter a sua rica coleção de LPs, fitas cassete e MP3 em CDs de alta qualidade? A pergunta, que foi base de uma reportagem aqui no caderninho, acabou rendendo um livro e tanto, obra do nosso André Machado, jornalista de larga experiência na área, e do físico Aroaldo Veneu, um dos pioneiros na técnica de transposição de musicas de mídia analógica para digital e criador do método LPemCD. Como fazer CDs de alta qualidade (Editora Campus/Elsevier, 312 páginas, R$ 45), que acaba de chegar às livrarias, é um guia passo a passo para a confecção de CDs: lá estão todos os macetes que você sempre quis saber mas nunca teve paciência de procurar na internet, explicados de forma clara, simples e bem humorada. De quebra, o livro traz uma versão trial do Nero, um excelente software para criação de CDs.

(O Globo, Info etc., 16.8.2004)

Nenhum comentário: