6.9.10

Passeios pela rede




A pintura mais famosa da China, Qīngmíng Shànghé Tú (“Ao longo do rio durante a festa de Qingming”), foi realizada no Século XII para divertir um imperador entediado. Ela estende-se por mais de cinco metros, e mostra centenas de cenas do cotidiano na então capital Bianjing (hoje Kaifeng), pintadas com tal riqueza de detalhes que não é difícil imaginar o encanto do imperador (ou de quem quer que seja) diante daquele mundo interminável.

Pois esse rolo de seda mágico foi “traduzido” para formato digital, e é uma das peças de destaque na Expo de Xangai. A obra foi consideravelmente ampliada – a versão digital ocupa um painel de 130 metros de comprimento por seis metros de altura – e ganhou animação graças ao trabalho do Crystal CG, principal estúdio de computação gráfica chines. O trabalho, realizado com o mesmo apuro do original, é tão cheio de detalhes, que até as expressões faciais das pequenas personagens, e o dia transforma-se em noite a intervalos regulares.

Há dois bons links para esta peça excepcional. Em http://bit.ly/9bUEJV chega-se à revista eletrônica Gizmag, onde há fotos e um vídeo com o painel digital, e uma boa matéria (em inglês) sobre a execução do trabalho. Em http://bit.ly/9D1ei9 há uma reprodução do rolo original, com alguns detalhes da animação. Chega-se a eles clicando nos quadradinhos do frame inferior, ou nos quadrados brancos que aparecem ao longo do "passeio".

* * *

Andando pelo Facebook, encontrei a frase perfeita para essa época de eleições, em que ninguém escuta ninguém e as pessoas são tão useiras e vezeiras em partir para a ignorância em vez de usar argumentos; estava em espanhol, e preferi deixar assim, porque 1) todo mundo entende; e 2) fica muito mais divertido:

"Nunca discutas con una persona imbecil, te hara descender a su nivel y alli te ganará por experiencia."

* * *

No Youtube, a sensação da semana é a propaganda de um produto chamado Tipp-ex, um daqueles corretores de escrita que cobre o trecho a ser eliminado com uma faixinha branca, para que a gente possa escrever de novo por cima.

Na tela, que à primeira vista não tem nada demais, aparece o vídeo de um caçador que precisa atirar num urso. Mas, surpresa!, como ele não quer cometer essa violência, pega o Tipp-ex no frame ao lado, cobre o verbo do título “A hunter shoots a bear” e pede para que a gente ajude a reescrever a história, teclando qualquer outra ação do “shoots” agora apagado.

Sugiro que vocês experimentem dance, erase, see, shoot (sim, insistam!), hug, kiss, love, fart, meet, smoke, work ou mesmo brush teeth –- sim novamente, eles escovam os dentes!, e não, não é preciso flexionar os verbos.

As variações são muitas e muitas, todas bem engraçadas. O brinquedinho fica em www.youtube.com/tippexperience.


(O Globo, Revista Digital, 6.9.2010)

Nenhum comentário: