23.2.07

Ribondi: notícias de viagem

"Cheguei no Porto e fazia frio e estava nublado e chovia. Nada mais portuense.

Estou na casa de um amigo arquiteto. As minhas acomodações têm vestíbulo, closet, sala de leitura, quarto de dormir e banheiro, num total de 100 metros quadrados, o que é relativamente pouco, se comparado aos mil metros quadrados da casa toda, espalhados em admiráveis cinco andares e um jardim com sete pés de camélias vermelhas, onde os filhos do meu amigo arquiteto jogam bola e se esparramam na lama da cidade onde chove todos os dias.

Fui na rua onde morei por quase 10 anos. Uma casa velha, abandonada, caindo aos pedaços, cercada por muro onde viviam centenas de gato gordos e soberbos, não existe mais. No lugar, surgiu um prédio inteirinho só do El Corte Inglés.

Mas hoje, caminhando por aqui junto com a Ângela, e comendo bolinhos de bacalhau na padaria da Rua Cimo de Vila, olhei prum lado e pro outro e entendi tudo:

A minha felicidade não foi comigo para o Brasil, quando fiz as malas e voltei.

Minha felicidade ainda está aqui, à minha espera."

Alexandre Ribondi

Nenhum comentário: