25.3.06


Logo ali, (mais) uma vergonha nacional

Estou hospedada no Costão do Santinho, um bonito resort em Santa Catarina. Não que desse para ver muita coisa à hora que chegamos, mas olhando assim por alto, do ônibus, e recordando uma visita anterior, a região parece um local calmo, pacífico, civilizado.

Lamentavelmente, não é.
Exmo. Sr. Luiz Henrique da Silveira,
Governador do Estado de Santa Catarina,

Na qualidade de vice-presidente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal estou informando a V. Exa. que na Rodovia Vereador Onildo Lemos, nr. 2128, no Santinho, na ilha, há um boizinho branco, mocho ou com chifres pequenos, animal que chegou escondido numa Kombi e que aguarda a triste sina de ser torturado, perseguido à exaustão e morto por uma turba de bêbados desordeiros, praticantes da famigerada Farra do Boi, que é crime ambiental e que foi confirmada como tal pelo Supremo Tribunal Federal.

Moradores contrários à Farra do Boi ligaram para os telefones da Polícia Militar, que estavam sempre ocupados. Não podemos nem imaginar que alguém tenha tido a idéia de tirar o fone do gancho de uma corporação encarregada de zelar pela ordem e combater o crime. Não queremos acreditar em tal hipótese, mas já temos recebido reclamações neste sentido. Sugerimos enfaticamente que V. Exa. mande verificar o que está ocorrendo com os telefones da PM.

A partir do momento em que V. Exa. está informado do endereço exato do local onde está escondido um animal franzino, pequeno, aguardando uma morte sofrida, a lei ordena a V. Exa. que envie uma força policial ao local para apreender o animal. Na casa onde o pobre animal se encontra há uma vaca de leite e galinhas. O boi branco surgiu há dois dias e foi denunciado por moradores, que viram a sua chegada. Praticantes da farra estão indignados, pois o animal é manso e indefeso e o estão chamando de "vaca". Imagina-se o que esta gente fará para irritá-lo e acuá-lo.

Aliás, outra informação que passamos a V. Exa. neste momento é que os bois estão sendo transportados em Kombis e pequenos caminhões, cobertos com lona. Ora, para que os animais caibam numa Kombi não é necessário grande exercício de imaginação para deduzir-se que se trata de novilhos, mal saídos da condição de bezerros. Este jogo em que a população farrista finge que não há bois e em que a polícia finge que não está vendo nada é um show de hipocrisia e cabotinismo intoleráveis.

A esmagadora maioria da população catarinense é contrária à Farra do Boi. Portanto, fazer "vista grossa" para este divertimento boçal objetivando agradar a um eleitorado minoritário, sem educação e sem cultura, mantendo-o nesta condição e fornecendo-lhe "boi e circo" é coisa de Nero, de Calígula, chefes de Estado inimagináveis num Estado de Direito.

No ano passado, no município de Governandor Celso Ramos, na praia de Ganchos, a Prefeitura Municipal instalou carros de som, em que a música mais berrada era "Cowboy Veado". Este é o tipo de cultura que se deseja disseminar entre um povo carente de educação e de cultura?

A partir deste momento, como V. Exa. bem sabe, os princípios do Direito Administrativo que regem sua atuação como agente político lhe impõem que cumpra seu dever funcional, caso contrário V. Exa. estará praticando crime de prevaricação.

Gostaria de lembrar-lhe que, com o advento da internet, as informações circulam rapidamente. Caso V. Exa. decida omitir-se no combate a este desvio coletivo de comportamento representado pela Farra do Boi, assim definido pela psiquiatra Dra. Nise da Silveira, não hesitaremos em fazer uma gigantesca corrente pela internet e pelos sites do Orkut, orientando internautas que combatem o sadismo a não votarem em nenhum candidato do PMDB em todo o país. Portanto, os votos que seu partido porventura arrebanhar entre os farristas certamente não compensarão danos de imagem irreparáveis que poderemos impor ao PMDB pela omissão de V. Exa.

Senhor Governador, reprimir a Farra do Boi nada mais é do que o cumprimento de seu dever de Chefe do Executivo em obediência à decisão da Corte Suprema Constitucional do Brasil.

Estamos atentos ao que ocorre nos locais farristas de Santa Catarina.

Ana Maria Pinheiro
Vice-Presidente
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal
Devo dizer que me sinto horrorosamente angustiada de estar tão perto deste pobre animalzinho, que ignora o terrível destino que o espera, e não poder fazer nada.

Cesar Valente, meu querido amigo manezinho, como se pode despertar o governador da sua (dele) letargia?! O que podemos fazer para evitar esta boçalidade medieval, este desvio de caráter, esta patologia inexplicável?!


UPDATE:

Cesar Valente escreveu sobre o assunto num fenomenal jornalzinho local chmada "Diarinho -- Diário do Litoral". É um tablóide que trata assuntos graves com a maior irreverência, não tem filiação política alguma e é o que eu já vi de mais parecido com o falecido Pasquim dos anos 70. As manchetes são o que a gente comentaria na mesa do boteco. Exemplos: "Tiroteio deixa os manezinhos cagados de medo". A notícia, apesar da linguagem, é tratada com uma seriedade de deixar muito jornal "sério" encabulado.

Resultado: sucesso total. São tirados 10 mil exemplares que chegam às ruas às 7hs. Às 8hs estão esgotados. Já viu que se eu morasse aqui tava frita...

As colunas do Cesar, que é o titular da página 3, no less (você abre o jornal e dá de cara com ele), estão todas num blog, vejam lá: De olho na capital.

Cesar, Valente que é (taí um trocadilho que ele não deve mais agüentar ouvir, mas é tão bom que é inevitável) pegou o touro à unha -- ao contrários dos covardes que se "divertem" por aqui -- e abordou a questão de forma ampla e, embora muitos defensores de animais radicais possam discordar -- humana.

Leiam, é talvez o que de mais equilibrado e sensato já se escreveu sobre a Farra do Boi e o papel no estado nessa história toda.

Nenhum comentário: