20.3.06





Então, como eu ia dizendo...

Quando escrevi a crônica sobre Mamãe, no seu aniversário, ela ficou, como diria a Manoela, com um vago sentimento de bolação: "Você escreve essas coisas todas, aí todo mundo vai achar que eu sou sei lá o quê...

Tranqüilizei-a; disse-lhe que ninguém, jamais, acharia que ela é sei lá o quê. Na verdade, ela muito mais do que sei lá o quê.

Ontem, por exemplo, bateu os recordes brasileiro e sul-americano de 100 metros peito. O recorde anterior era da Maria Lenk. Não é a primeira vez que isso acontece, mas é a primeira vez que acontece quando Mamãe está no meio da faixa etária.

Funciona assim: em Masters, as faixas são classificadas a intervalos de cinco anos, 50-55, 55-60, etc. Naturalmente, há quanto menos tempo você está naquela faixa, maiores são as suas chances: entre uma nadadora de 50 e uma de 55 anos, em iguais condições físicas e técnicas, a de 50 tem, claro, mais chances de se sair melhor do que a de 55.

Mamãe está na faixa 80-85, mas está com 82. Quer dizer: ela mais em forma HOJE do que estava há dois anos! Pode, isso?!

Mas não pensem que ela apenas bateu o recorde sul-americano; ela também fez o melhor índice técnico de toda a competição. Isso eu explico depois para quem não sabe o que é, mas para os nadadores da casa informo: nos 100 metros borboleta, seu índice foi 108; nos 50 peito, 108,40; nos 100 peito (este em que ela bateu os recordes brasileiro e sul-americano), 118,11; e fez mais um 108, mas não consegui descobrir na papelada em quê.

Agora, o mais bonitinho da história: este foi o Décimo Campeonato Masters Mais Mais, em comemoração aos cem anos do Iate Clube Brasileiro -- e o nome do troféu feminino era, adivinhem, Nora Tausz Rónai! O troféu masculino homenageava o Helio de Oliveira Silva, o Paluka.

Cada participante ganhou uma medalha redondinha; a medalha retangular é uma das medalhas que a Mamãe abiscoitou, e que veio mostrar para a gente com uma alegria meio safada na voz:

-- Infelizmente, desta vez, não tenho nenhuma de prata ou bronze para vocês verem como eram...

Huahuahuahuahuahuahuhauhauhauha!!!

É big, é big, é hora é hora é hora, ha-tchim-bum!!!

Nenhum comentário: