31.10.05



A Grande Pajelança

Para mim, a Futurecom é uma espécie de Grande Pajelança das Telecomunições. Durante três ou quatro dias reúnem-se em Florianópolis todos os executivos de operadoras, fabricantes de equipamentos, altos funcionários do governo, jornalistas da área.

Há palestras básicas, ao alcance da compreensão de qualquer interessado; há coisas cabeludas que só interessam, e só são compreensíveis, a engenheiros de telecom com uns três títulos de pós-graduação. Há muito ôba-ôba, algumas festas e, sobretudo, há uma ótima oportunidade para se encontrar as pessoas do setor, ver o que vai ser lançado ao longo dos próximos meses e conferir para que lado sopram os ventos.

Há muitos fabricantes de produtos pesados, muitos negócios de infra-estrutura mas, para nós, usuários, o que interessa, em última instância, é o que vai chegar às nossas mãos, e por quanto.

Há poucas coisas mais pessoais, hoje, do que um celular -- o aparelho que está sempre ao lado do dono, mesmo quando ele deixa todo o resto do seu arsenal tecnológico em casa. Isso explica a imensa variedade de modelos e desenhos em que os fabricantes estão apostando.

A Motorola, consciente do poder de atração do Razr (o mais fino dos aparelhos e, para mim, o mais lindo de todos), apresentou um sem número de variantes em torno do seu design, de um modelo CDMA -- para acabar com a inveja dos usuários Vivo -- a um modelo pink, desconcertante para quem está habituado aos discretos pretos e pratas do mercado.

Os usuários Vivo, por sinal, terão boas surpresas.

Depois de um ano de vacas magras, em que pouquíssimos telefones realmente interessantes foram lançados no mundo CDMA, há uma fartura de aparelhos poderosos e bem desenhados chegando às lojas do bonequinho transparente. O 6265, da Nokia, um slide de linhas limpas e elegantes, tem não só uma câmera de 2Megapixels como, ainda por cima, tela com 262 mil cores, o que oferece uma definição assustadora. Ele é um objeto de desejo até para os mais mimados usuários de celulares GSM, que sempre têm uma escolha maior à sua disposição.

Ninguém quer falar em preços. A concorrência anda claramente cabreira com a Claro, que tem vendido celulares a preços de fato baratíssimos; é ela quem vai dar o tom das vendas do Natal que se aproxima.

E, pelas esquinas, descobrem-se segredinhos úteis e interessantes: o limite de cem músicas do Razr, imposto pela Apple para evitar a concorrência com seu próprio iPod, não é nada que um hacker com um mínimo de know-how não resolva.

Ah, essa garotada incorrigível...!!!

(O Globo, Info etc, 31.10.2005)

PS pro blog: as fotos vocês já viram todas. Ilustrei a matérias com as próprias fotos de celular que mandava de lá. Me pareceu mais interessante cobrir uma feira de telefonia com telefones do que usando as câmeras "comuns", né?

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