24.10.05



Efeito dominó

Pequena explicação técnica para Amélie, leila (falsa), Betty, Clara e uns quantos nomes: quando alguém se conecta à rede, sua máquina se identifica através de um número, o IP (de Internet Protocol Address).

Este é um número único, como, digamos, o número do seu telefone. O IP pode ser fixo ou variável, mas não vou entrar em detalhes a respeito disso para não sobrecarregar Tico e Teco.

Então, repetindo: você se conecta, e a sua máquina passa a responder por, digamos, 200.200.200.200. Quando você escreve um comentário, o número fica marcado, como ficam marcados os números de telefone nas operadoras quando se fazem chamadas.

Está me seguindo?

Pois vamos em frente. Quando alguém tem um blog, como eu tenho este aqui, uma das funções de manutenção é prestar atenção à área de comentários.

Se uma pessoa passa das medidas, bloqueio o tal IP. Trocando em miúdos, dou ordens ao sistema para que não aceite mais mensagens vindas daquele número.

Veja bem: do número, não da pessoa.

Com isso, TODAS as mensagens escritas a partir daquela máquina somem do ar.

Não bloqueio só mal educados. Às vezes fico desconfiada quando há uma quantidade estranha de tolices muito parecidas assinadas por nomes diferentes.

Nesses casos, bloqueio o IP por pura curiosidade.

E, sabe de uma coisa? Não paga dez: agora, por exemplo, bloqueei a falsa leila -- que cometeu a bobagem de usar justamente o nome de uma amiga querida demais -- e, ora veja só, imediatamente sumiram do ar os comentários da Betty, da Clara e de quantos nomes a mesma pessoa usou.

Entendeu como funciona?

Bacana, né?

Eu só não acredito que, a essa altura do campeonato, eu ainda tenha que explicar coisas tão simples a pessoas que já andam, falam e até postam em blogs...

* enorme suspiro de cansaço *

Nenhum comentário: