28.10.05



Deu na BBC

Deu na BBC Brasil. Se for verdade, é uma bela notícia! Amanhã, quando eu estiver mais descansada, vou procurar uma fonte confiável na imprensa italiana.
Roma vai multar quem não levar cão para passear

Roma -- A cidade de Roma decidiu cobrar multas de donos de cães que não os levarem para caminhadas regulares. Quem cortar rabo e orelhas de cães também terá de pagar uma multa mínima equivalente a R$ 1,37 mil.

Será ilegal deixar animais de estimação trancados dentro de veículos no verão, colocá-los em vitrines de lojas, o uso de coleiras elétricas e com pontas e a oferta de animais como prêmio em festivais e feiras.

Aquários redondos que, acredita-se, cegam os peixes, também serão proibidos sob a nova legislação.

As normas têm o objetivo de proteger centenas de milhares de gatos, cães e outros animais que vivem na capital italiana.

-- A civilização de uma cidade também pode ser medida por isto, -- disse Monica Cirinna, vereadora que apresentou as propostas, ao jornal italiano Il Messaggero. -- É bom nós fazermos o que pudermos por nossos animais de estimação que, em troca de um pouco de amor, preenchem nossa vida com sua afeição.

Estima-se que existam 150 mil cachorros e 300 mil gatos na cidade, segundo a imprensa local.

As autoridades romanas também reconheceram oficialmente o papel de gente que alimenta colônias de gatos de rua.

Ainda não foi esclarecido como a nova legislação será implementada. Um setor da administração pública que cuida dos direitos dos animais prometeu divulgar as novas normas através de campanhas em escolas e consultórios veterinários.

Também serão recrutados novos funcionários para trabalhar com a polícia municipal.
Por enquanto proponho o seguinte: vamos fazer um bolão? Quanto tempo levará o senhor Victor Fasano para arrancar da falida prefeitura carioca a verba para uma agradável temporada em Roma, estudando in loco a nova legislação?

O senhor Fasano, talvez alguns ainda se lembrem, é aquele ator de "América" que, nas horas de folga, exerce o cargo de Secretário Municipal de Promoção e Defesa dos Animais.

Nenhum comentário: