16.3.03



Plágio é plágio, não se discute

Márcia Peltier, do JB, copiou palavra por palavra um texto do Pedro Doria, do no.minimo. Não devia ter feito isso. Mas digamos que, distraidamente, tivesse dado um cut & paste no artigo do Pedro, para ler depois e, sem querer, o tivesse baixado com a sua coluna; ou que o tivesse lido e, inconscientemente, o tivesse decorado e transcrito; deveria ter, então, pedido desculpas no dia seguinte, atribuindo ao verdadeiro autor o texto publicado como seu.

O que ela fez, porém, foi inacreditavel: num texto carregado de má fé, tentou atribuir ao Pedro o plágio de um terceiro texto.

Conheço a Márcia, que acho uma pessoa delicada e simpática. A imagem que tenho dela não combina, de jeito nenhum, com a baixaria publicada pelo JB. Prefiro imaginar que esta emenda, tão pior que o soneto, tenha sido escrita por alguém menos educado, menos sensível, menos digno.

Isso não a exime, porém, de prestar atenção e de se responsabilizar pelo que sai no jornal em seu nome.

P.S. -- Essa história já vem rolando há alguns dias; eu ia falar sobre o caso na hora, não tive tempo e, com a confusão reinante aqui em casa, esqueci. Agora, um email da lista do sempre atento Cat voltou a me lembrar o assunto.

Nenhum comentário: