19.3.03



A história de um cartum

Vejam como são interessantes as voltas que internet dá! Aos que não lêem O Globo impresso, esclareço: na coluna de segunda-feira, publiquei três charges sobre a guerra que estão rodando pela rede, entre as quais essa aí em cima; agora, o Mariano deixou este comentário aqui no blog:
"O cartum que abre a sua coluna no Globo desta semana, foi a capa da Charge Online em 21/09/2001.
É do cartunista Lúcio, na época chargista da Tribuna do Norte (PR), e originalmente não tinha balão (muito menos em inglês), como pode ainda ser visto: aqui

A seleção completa de charges que publicamos naquele ano sobre o 11 de setembro está no Charge Online.

Há sete anos no ar, com atualização diária (sem uma única falha), a gente mostra cerca de 50 charges dos principais jornais do Brasil inteiro, além de trabalhos de muitos chargistas independentes.

Temos hoje uma média de 1,5 milhão de page views mensais, e cerca de 10 mil charges/mês são enviadas por email, através do mecanismo de envio do site. Somos com certeza a fonte da maioria absoluta das charges que circulam na Internet brasileira. E, pelo, visto, lá fora também.

Como a Tribuna do Norte não tem edição online, o original do cartum foi necessáriamente obtido no nosso site para a adaptação que você publicou. O que nos deixa lisonjeados, é claro, mas também ansiosos por uma citação da fonte.

Grande abraço.

P.S.: É interessante como a Internet possibilita essa recriação de charges, por interação com internautas criativos. Na seleção que citei acima, tem um exemplo engraçadíssimo, de um cartum do Arionauro, feito muito antes do 11 de setembro, e que foi um dos que mais circulou na época, ganhando uma nova leitura com o ataque ao WTC. O próprio Arionauro, coitado, sob o clima de intensa comoção transmitido pela mídia na época, chegou a me pedir desesperado que explicasse que o seu cartum não tinha nada a ver com o atentado, e coisa e tal...

Nenhum comentário: