21.5.02



MP3: uma grande dica!

Um dos meus blogs favoritos é o sensacional Pulso Único, do Eduardo Stuart, que não só faz um site lindo de se ver, mas sempre descola coisas úteis e interessantes. Foi lá que, há alguns dias, eu encontrei exatamente o que estava precisando: uma ferramenta para calibrar o volume das minhas músicas, que estão convertidas em MP3 e moram todas num dos discos rígidos do meu computador.

Antes que a Sony mande para mim uma daquelas simpáticas cartinhas que anda mandando para os provedores de acesso, esclareço que, ao contrário do que isso possa dar a entender, não sou uma super-pirata de música. Sou apenas uma usuária que gosta de escolher o que ouve, em vez de deixar esta delicada decisão a cargo das gravadoras, em quem não reconheço competência suficiente para interferir no meu gosto musical. Isso quer dizer que, de cada CD que tenho, tiro as poucas músicas que me agradam; e que, naturalmente, recorro à internet para buscar o que não encontro nas lojas ou nos discos.

Mas, principalmente, acho extremamente conveniente ter tudo junto num mesmo lugar, ao alcance de um clique do mouse, sempre ao meu lado: hoje, meu computador tem um sistema de som bem melhor do que o do CD player da sala. Porém, como pode atestar qualquer pessoa que tenha os mesmos hábitos musicais, nem sempre o volume do som das músicas convertidas para MP3 é uniforme. Numa playlist de MP3, às vezes uma música entra alto demais, enquanto outra entra muito baixo: enfim, haja botão de volume!

Pois com o software recomendado pelo Eduardo, este problema foi resolvido. O MP3Gain, que pode ser baixado gratuitamente, é extremamente fácil de usar. Basta incluir no seu campo de trabalho as músicas ou diretórios que se quer regular, clicar um ícone para que sejam analisados, outro para que sejam ajustados... e pronto! O ideal é deixar o volume nos 89dB recomendados, e optar pela forma de ajuste, radio ou album. No caso de uma coleção misturada como a minha, o ideal é radio, que regula tudo pelo mesmo volume; album é para quem quer fazer uma correção proporcional.

Ontem à noite dei para o jeitoso programa todos os meus 12Gb de música; não sei quanto tempo ele levou para digerir toda aquela maçaroca, mas assim que acordei, era a feliz proprietária de uma linda coleção de músicas muito bem calibradinha...

Nenhum comentário: