1.10.04



Dos comentários

Há tempos estou para trazer este excelente comentário do Oswaldo Claro Jr. para cá; ele se refere ao caso do avião brasileiro derrubado no Adriático, lembram?
Olá Cora,

como leitor regular de suas colunas desde a época do JB não poderia deixar de comentar sobre o caça brasileiro afundado no litoral italiano durante a segunda guerra que vc. relatou na quinta-feira passada.

Por coincidência, faço parte da equipe do Sentando a Pua! , site sobre a aviação militar brasileira na Segunda Guerra. Este site originou um filho, o site sobre o P-47 Thunderbolt.

Em ambos os sites acredito que vc. encontrará as informações que procura, senão, vejamos:

1. A FAB enviou a Itália não uma esquadrilha mas sim todo um grupo de caças (o 1o. Grupo de Aviação de Caça - 1o GAVca) composto de quatro esquadrilhas de P-47D.

2. O 1o GAVca realizou 445 missões com vinte e uma aeronaves derrubadas e sete pilotos mortos (cinco em combate e dois em treinamento)

3. Não temos conhecimento de nenhuma queda sobre o mar porém, se tiver acontecido, o mais provável é que tenha sido nas missões 297 (aeronave B4 pilotada pelo Corrêa Neto), 215 (aeronave B6 pilotada pelo Brandini) ou 436 (aeronave C6 pilotada pelo Goulart). Em todas essas missões os pilotos saltaram de para-quedas além de terem realizado os ataques próximo da costa italiana. Aliás, a missão 297 passou por cima do Adriático próximo a Veneza.

4. Se vc. quiser dar uma olhada no mapa dessas e outras missões é só apontar para este link. Lá, vc. tem como ponto de partida o histórico de cada uma das esquadrilhas.

5. Pela foto que vi no jornal tudo leva crer ser de fato um Thunderbolt e, se não podemos afirmar ser da FAB, com certeza não era inglês pois a RAF só utilizou aquele tipo de caça no teatro de operações CBI (China-Birmânia-Índia) e por um breve período no Egito. A França Livre só os utilizou contra alvos alemães sobre território frances e posteriormente sobre a própria Alemanha.
URSS voou P-47 apenas localmente e o México só nos últimos meses da guerra no Pacífico. Ufa!

Portanto, se caiu durante a guerra, ou é brasileiro ou americano (hipótese que acho mais provável).

Além disso, o Jackson Flores tem razão em lembrar que a AMI (Aeronautica Militare Italiana) voou P-47 após a guerra e bem poderia ser um deles a aeronave afundada. Está certa também a informação do acidente do ten. Santos em 07/01/45 quando caiu com o P-47 (B2 da esquadrilha amarela). Ele conseguiu saltar e salvou-se mas, pouco depois, foi abatido voando um P-47 da esquadrilha azul (44-20339; P-47D-30-RE) vindo a falecer.


Abraços

Oswaldo Claro Jr.
Equipe Sentando a Pua!

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