17.10.04



Desodorantes, preços, maternidade

Nas Lojas Americanas parei em frente à gôndola de desodorantes, pensando na vida: Nivea ou Dove?

-- Nossa! -- exclamou uma senhora ao meu lado. -- Caríssimo! Vi na Drogasmil a três e cinqüenta.

Outra ouviu a conversa e juntou-se a nós.

-- Mas olha, o preço deste está ótimo!

Era uma promoção, três pelo preço de dois, só que eu não conhecia a marca.

-- Moderato? É bom -- me garantiu a primeira senhora, pegando um pacotinho e olhando a, digamos, configuração.

Para mim não servia, não tinha opção sem cheiro. Não uso cremes, desodorantes & cia com cheiro. A senhora que havia chegado por último também não. A outra não se incomoda, desde que o cheiro não seja muito forte, e nos mostrou um Rexona até razoável.

Fato é que lá ficamos um bom tempo, trocando idéias sobre desodorantes e cheiros, três alegres comadres. Depois peguei um Dove, a outra pegou o tal Moderato e a terceira foi para a Drogasmil. Nos despedimos contentes, desejando umas às outras a suprema glória carioca: que dê praia amanhã.

-- Vamos torcer, né?

Mais adiante, indecisa entre pipoca para micro-ondas light ou normal, quase fui atropelada por um menino que queria porque queria que a mãe fosse lá do outro lado da loja para ver não sei o quê.

-- Manhêêêêê! Manhêêêêê!!! Manhêêêêê!!!!!

A mãe deu dois berros com o garoto e virou-se para mim:

-- Ô palavrinha mais chata essa, "Manhê"...! Quem é que aguenta isso o dia inteiro?!

Como é que alguém pode tratar assim a mais sublime de todas as palavras?! Simples: basta ser mãe. Manifestei, pois, minha mais completa solidariedade -- embora ficasse brincando com essa idéia na cabeça, enquanto ela desabafava do estresse que é o cerco publicitário do Dia da Criança.

Ainda estava muito traumatizada, pobre mulher.

Filosofia à parte, fui para o caixa meia hora depois, com muito mais compras do que precisava e duas grandes certezas: a de estar levando tudo errado, e a de que uma das coisas que mais amo na minha terra é esta infindável capacidade que a gente tem de jogar conversa fora com desconhecidos.

Nenhum comentário: