30.10.04




A angústia do tempo

Antes do pôr-d-sol

Um dia, um jovem casal se conheceu num trem e passou a noite andando por Viena. O filme era "Antes do amanhecer". Celine (Julie Delpy) era uma gracinha e Jesse (Ethan Hawke) uma coisa, de tão bonito. A história terminava em aberto: os dois se despediam de manhã, com a promessa de um encontro marcado para seis meses depois. A Bonequinha remoeu essa frustração por algum tempo, mas logo se esqueceu do filme, simpático porém dispensável -- e provavelmente condenado à sessão da tarde perpétua se, por acaso, não tivesse dado origem ao pungente "Antes do pôr-do-sol".

Nove anos se passaram e, num encontro em Paris, Celine e Jesse têm muita coisa para pôr em dia, mas muito pouco tempo para fazê-lo: dentro de duas horas, ele tem que pegar o vôo de volta para Nova York. Ela emagreceu (demais) e continua linda; ele ficou, cá entre nós, com uma cara cínica e ruim. A lembrança do que foram, no entanto, acabou gravada para sempre, não só neles mas também em nós. No encontro em tempo real a que assistimos, quase como voyeurs , os dois falam do mundo e da vida em geral -- mas o que importa, de verdade, é a angústia do tempo passado, a dúvida irremediável do que poderia ter sido mas não foi.

Tanto Jesse quanto Celine são pessoas "realizadas". Ele escreveu um livro sobre aquela noite em Viena, é casado e tem um filhinho; ela é ativista política e namora um repórter fotográfico. Por trás das fachadas de sucesso, contudo, escondem-se as muitas camadas de tristeza, amargura e desilusão de que se faz a vida.

E a felicidade? Ah, esta é como a pluma, que o vento vai levando pelo ar.

(Rio Show, 20.10.2004)

Antes do pôr-do-sol foi matéria de capa do Rio Show, e ganhou duas críticas, a outra escrita pelo Hugo Sukman, que deu a mesma cotação.

Fizemos "Ele e Ela assistindo" e, pela primeira vez na história do jornal, houve uma Bonequinha na página! Foi, aliás, uma dificuldade usar essa Bonequinha; acontece que o Bonequinho é uma marca e, como tal, não pode ser mexido.

A decisão teve que ir até a diretoria, que topou; mas como brincadeira, e só desta vez, mais ou menos como quando fizemos um Bonequinho com saco de pipoca na mão no teste das pipocas dos cinemas.

Mais tarde vou ver se escaneio a minha alter-ego e trago pra cá. Achei bem bonitinha... :-)

Nenhum comentário: