20.2.02



sacanagem, mentiras & videotape


O assunto do momento nos jornais americanos é a criação de certa Secretaria de Informação Estratégica pelo Pentágono, que, abertamente, anuncia que vai divulgar mentiras e meias-verdades para os órgãos de imprensa estrangeiros. Os órgãos de imprensa estrangeiros agradecem, mas, quero crer, dispensam a gentileza -- como se, alguma vez, qualquer notícia oficialmente liberada pelo Pentágono houvesse sido recebida como digna de qualquer credibilidade por parte de qualquer jornal sério em qualquer lugar do mundo...

O que me espanta, porém, não é isso; afinal, da Bush & Co. eu espero qualquer coisa. O que me espanta, me aterroriza, mesmo, é que os jornalistas americanos apenas discutem se a criação da tal secretaria, com suas mentiras anunciadas, é ou não é constitucional -- sim, porque lá dentro, em casa, nos EUA, o Pentágono está proibido de mentir -- ou, pelo menos, de ser pego mentindo. Uma vez solta no ar, uma dessas "notícias" pode muito bem dar uma de bumerangue e aterrissar, digamos, no Washington Post ou no Modesto Bee -- e aí o que será do sagrado direito do cidadão americano à verdade, nada além da verdade?!

Meu Deus, mas será que não passa pela cabeça de um só deles de se perguntar se isso é ou não é de um ridículo atroz?! Se isso é ou não é um o pior gol contra da história do marketing político?! Se com a simples divulgação dessa história o governo americano já não perdeu, de vez, a escassa credibilidade que ainda lhe restava (se é que restava)?!

É ASSUSTADOR!!!

Perto disso, qualquer piada de agente secreto português perde de goleada.

E pensar que este é o povo que domina o planeta...

Nenhum comentário: