27.2.02



E os piratas somos nós...

Certas pessoas não aprendem nunca! Depois de ir a todos os tribunais disponíveis à época contra o lançamento do video-cassete, com a desculpa de que Hollywood iria à falência a partir do momento em que os espectadores pudessem fazer cópias domésticas do que se mostrava na televisão, Jack Valenti anda agora às voltas com os formatos digitais.

O presidente da MPAA (Motion Pictures Industry Association of America) -- hoje, junto com a RIAA, uma das maiores ameças à liberdade de expressão no planeta -- acaba de enviar uma carta ao Washington Post propondo, assim como quem não quer nada, que fabricantes de computadores e de players de DVD instalem, em suas (quer dizer, nas nossas!) máquinas, sistemas de segurança que verifiquem a "legitimidade" dos filmes exibidos.

Sim, claro: depois dos mecanismos escusos com que o XP está entregando toda a nossa vida digital à M$, e da indecentíssima divisão do mundo em "regiões" para os DVDs, obtida pela MPAA, só nos faltava mesmo isso...

O problema, choraminga Jack Valenti, é que pouquíssimos filmes de Hollywood se pagam na exibição em salas de cinema; os produtores só conseguem correr atrás do grande preju graças às vendas e o aluguel das fitas cassete (sim, aquelas que o mesmo senhor Valenti não teria sequer deixado chegar ao mercado há 30 anos) e dos DVDs (que ele agora quer botar debaixo de tranca e cadeado). Se os usuários conseguirem fazer cópias dos filmes, de que sobreviverão os pobres trabalhadores de Hollywood?

Quem chama a atenção para esta carta safada é Thomas Greene, escrevendo de Washington para o The Register. Ele aproveita para mandar um recado para a turma do senhor Valenti: que tal resolver a grave questão da receita em queda fazendo uma coisa realmente diferente, como... bons filmes? Todo mundo iria assistir, e pronto, o problema estaria resolvido.

Eu acho uma ótima proposta! Pensem só em quantos filmes como "O Gosto dos Outros" ou "Pão e Tulipas" (para citar apenas duas maravilhosas produções européias) uma bomba como aquele indizível "Pearl Harbor" não teria financiado?! Quantos bons filmes não se teriam feito apenas com a verba de marketing de "Inteligência Artificial"? Ou de "Harry Potter"?

Nenhum comentário: