23.2.02



Planeta Blog BR: a grande família

Não sei qual é a dinâmica dos blogs no resto do mundo mas, no Brasil, o Planeta Blog é engraçado, inteligente, implicante, confessional, solidário e, essencialmente, comunitário. Estou chegando à conclusão de que, entre nós, mais do que uma simples vizinhança, rola algo parecido com uma grande família, em que há sempre alguém brigando, alguém se apaixonando, alguém pondo panos quentes, alguém indignado, alguém tendo idéias e chiliques, alguém batendo portas, alguém cuidando do macarrão na cozinha; e tudo isso vai e vem entre os blogs, entre os posts e comentários que se cruzam, que trazem e levam recados, oferecendo conselhos, fazendo reclamações, trazendo agrados. Como em toda família, nem todo mundo está satisfeito, e nem tudo é bom; mas o saldo me parece ser altamente positivo.

Talvez pelo tamanho ainda "administrável" da comunidade, todos estão sempre atentos aos movimentos do grupo e ao que acontece com os demais parentes. Há sempre alguém comunicando um aniversário ou um prêmio, comemorando uma data, relembrando um episódio antigo, cuidando de quem está mal e festejando quem se deu bem.

Venho observando isso há vários meses, em centenas, talvez milhares de posts e de comentários espalhados por todo os blogs BR, dos mais imediatamente afins a este internETC. aos diários de adolescentes em que, volta e meia, dou uma espiada por causa das minhas sobrinhas blogueiras. E já fui eu mesma, claro, grande beneficiária deste espírito solidário, quando fiquei doente e recebi tantas mensagens maravilhosas.

O curioso é que a analogia com essa espécie de família de filme italiano só me ocorreu agora, quando encontrei, no a®timanhas, a Ruth Mezeck, ainda preocupada comigo, relembrando uma das minhas (melhores) vidas passadas, num gesto de grande e inesperado carinho.

Olha, gente, os blogs anglo-parlantes podem até dar mais ibope e serem mais profissionais do que os nossos, mas eu não troco este Planeta Blog BR por nada: minha Pátria é minha língua. E meu blog.

Nenhum comentário: