21.9.09

Pensata: Serão os blogs uma espécie em extinção?


Muita informação em pouco espaço: uma espécie de tuite primitivo

As várias formas de comunicação oferecidas pela internet são elementos em constante mutação. Esses elementos se sobrepõem uns aos outros e até convivem durante um bom tempo, mas a evolução natural do meio faz com que, aos poucos, a "paisagem" da rede se transforme.

O email, por exemplo, já é uma ferramenta no mínimo gasta, para não dizer ultrapassada. Vai desaparecer? Duvido, mas será cada vez menos relevante. Foi ferido de morte pelo spam e por gente que insiste em passar adiante qualquer sandice que recebe.

Parte considerável do movimento dos blogs tem migrado para as redes sociais, sobretudo o Facebook, que não tem a "amarra" de 140 caracteres do Twitter, permite comentários, brincadeiras e a inserção, na mesma página, de imagens e videos.

Pensando bem, o Facebook nada mais é do que um gigantesco blog, escrito simultaneamente a milhões de mãos.

O Twitter, por sua vez, definido como microblog, está mais para quadro de avisos, de onde se apontam os textos, filmes e fotos que chamaram a atenção dos usuários. Um lugar de passagem, imbatível para informações curtas e rápidas.

Um não anula o outro, pelo contrário: no Twitter a gente dá um alô apressado, no Facebook a gente senta para conversar.

O crescimento das redes, porém, vem sendo apontado como o fim dos blogs. Ainda que não concorde inteiramente com essa previsão, não tenho dúvidas de que, com a popularização do Twitter, do Facebook, do Flickr e de tantas ferramentas semelhantes, os blogs mudarão de estilo e de jeito de ser.

É provável que passem a funcionar como bases complementares das redes sociais ou, eventualmente, repositórios do "conjunto de obra" dos seus autores. Passarão, cada vez mais, a exercer o papel que antes cabia aos websites pessoais, que consultamos para saber com quem estamos falando.

Manter um blog complexo, com posts diários e caixas postais movimentadas, é uma trabalheira insana; manter um blog assim e, ao mesmo tempo, ter presença notável nas redes sociais, chega às raias da impossibilidade física.

Twitter e Facebook oferecem, em relação aos blogs, a vantagem do tempo parcial. Não são ocupações que tomam as 24 horas do dia e são, ainda assim, formidáveis canais de comunicação, capazes de atingir um número substancialmente maior de leitores.

Para quem está acostumado a acompanhar um ou outro blog e a trocar idéias com os demais habitués dos comentários, a mudança será sentida num primeiro momento, à medida em que o movimento das caixas de comentários for migrando para o Twitter, o Facebook ou o que mais vier. Logo, em vez dos pequenos blogtequins com meia dúzia de especialidades, eles também passarão a frequentar o grande Lamas virtual, um vasto espaço onde todo mundo se encontra e onde o cardápio é o mais variado possível.


(O Globo, Revista Digital, 21.09.2009)

OBS - Sim, vocês já leram algo parecido aqui no blog. Este texto é uma variante de um post que escrevi há algumas semanas.

Nenhum comentário: