21.7.08

Dos comentários

A Leticia, aka Paca Manca, mais uma vez manda bem que só ela. Gosto DEMAIS dessa garota!
"Eu adoro história mas infelizmente não dá pra estudar tudo e a gente acaba se concentrando nas coisas das quais gosta mais. No meu caso, agora de volta à faculdade depois de velha estou estudando história contemporânea, que apesar de muito útil pra entender muitas coisas eu acho muito chatinho (minha paixão é pelo mundo pré-pólvera). Mais ou menos tudo o que foi falado em aula são coisas que a gente estudou na escola, então nem encuquei muito. Até que uma colega romena, da minha idade e portanto crescida na época do Ceausescu, disse estar desesperada com a chegada da prova porque nunca tinha estudado nada daquilo e não tinha a menor idéia de por onde começar. Tipo, ela hoje é cidadã européia e não sabe NADA da história do seu próprio país que não tenha sido fortemente "photoshopado", e menos ainda sobre a história da Europa. Eu não consigo nem imaginar.

Nessas horas você é forçado a pensar no tamanho da manipulação e da crueldade que é a ausência de liberdade de expressão e comunicação, que toda censura é o horror, o horror, que não é possível chegar a lugar nenhum sem saber de onde a gente veio, que tentar aprender sem conhecer os erros do passado é bater a cabeça na parede inutilmente, que a ignorância é a doença mais grave que existe nesse mundo. Lembro que quando ela comentou, na maior naturalidade, que nunca tinha estudado nada sobre Napoleão, eu fiquei parada olhando pra cara dela, completamente pasma. Imagina visitar o Louvre e não entender nada, nada, nada do que se passa nos quadros, do porquê foram pintados, de eventuais episódios da vida do pintor, da importância da obra, sei lá. Até esses pequenos grandes prazeres passam a ser negados. Again, não consigo nem imaginar." (Leticia)

Nenhum comentário: