27.4.08

O blog bem temperado

Verdadeira aula da Marise, que não podia ficar perdida pelos comentários:
"Você pode usar as ervas segundo a tradição ou fazer como os músicos que tocam de ouvido. Eu experimento bastante e não sou nada ortodoxa no uso.

Uma base de uso é:

Alecrim - delicioso em frango, carne de porco e qualquer coisa com manteiga - uma simples batata cozida, untada com manteiga e polvilhada de alecrim ao forno fica ótima! Também pode-se usar o galho como espeto para carne e frango grelhados.

Endro ou dill é uma erva delicada, muito boa em peixes - no salmão fica excelente - e em sopas. Na falta dele pode-se usar as folhas da erva-doce, que é perene e mais resistente.

Orégano fica ótimo em tudo que leva tomate ou queijo, além das carnes.

A sálvia faz uma manteiga maravilhosa e fica ótima no frango e na carne de porco.

O coentro fica perfeito nas moquecas e nos frutos do mar. No Nordeste usa-se em tudo, mas eu acho que sobrepuja o sabor dos ingredientes.

O tomilho é excelente em marinados e molhos a base de vinho. É uma das Herbes de Provence.

O cerefólio vai bem em molhos e carnes.

Estragão vai bem em molhos e omeletes. A Casa da Suiça serve um molho de estragão delicioso para acompanhar a Fondue de Carne.

O manjericão e a alfavaca também são ótimos com queijos e tomates, omeletes e carnes.

A segurelha fica ótima em omeletes e frango.

Logicamente, é só ir provando e vendo do que você gosta.

Fora das ervas, uso canela, cardamomo, cominho, louro em pó e cravo para temperar carnes e molhos, além de usar também muito gengibre. E pimenta, já que um ardido é essencial na vida."

Nenhum comentário: