6.4.08

Boletim veterinário

Infelizmente, as notícias sobre o Mosca não são boas. Ele está com PIF (Peritonite Infecciosa Felina), doença grave, que não tem cura. Os exames de sangue e o estado geral dele, contudo, mostram uma reação positiva à medicação. Isso não quer dizer que a PIF cedeu, mas sim que a crise que ele teve começa a dar sinais de que pode passar.

  • Muitos gatos vivem bastante tempo com PIF. O Mosca começou a tomar Interferon, para aumentar a imunidade, e terá que tomar esse remédio pelo resto da vida. É líquido e não tem gosto ruim.

  • Onde ele pegou isso? Não temos a mínima idéia. Provavelmente no ano em que viveu na rua, antes de vir morar conosco.

  • A PIF é contagiosa entre felinos, mas o Allexc me tranqüilizou muito em relação a isso. Em todo o seu tempo de prática, que não é pequeno, ele nunca viu contágio entre gatos que vivem juntos. Ele tem pacientes que têm PIF há anos, e que convivem sem problemas com outros gatos.

  • Ainda agora tivemos três casos de baixa de imunidade total aqui em casa, e ninguém teve PIF. Vocês se lembram, né? A Keaton teve diabetes e quase morreu, a Tutu cortou a pata e passou uns dias caidinha, o Mosca comeu Bombril e ficou com gastrite.

  • Perguntei se o Irineu podia ter trazido PIF da rua. Allexc diz que não, porque para transmitir PIF um gato tem que ter PIF e, quando veio para cá, o Irineu tinha tudo para manifestar a doença, caso a tivesse: estava magro, com vermes, com infecção, com a pata em petição de miséria.

  • O que o Mosca precisa, agora, é se recuperar da crise por que passou e ainda passa. Precisa ganhar de volta a massa muscular que perdeu, e precisa voltar a se alimentar direito. Infelizmente ele enjoou da AD, aquela ração hiper-calórica para gatos doentes. Mas está tomando um remédio para abrir o apetite e está ganhando muitos petiscos de que ele gosta.
  • Nenhum comentário: