26.4.06



Um ótimo truque
Esqueçam: já está ultrapassado

A Selma me mandou uma dica muito simples e prática para evitar a ação daqueles vírus que atacam a mailbox e, a partir daí, enviam-se a si mesmos para toda a lista de contatos, infectando as máquinas dos amigos e conhecidos. Vejam só:
1. Abra a agenda de endereços e crie um novo contato;

2. Na janela de diálogo que pede o nome do novo contato, escreva qualquer coisa com vários AAAA no início, para ter certeza de que este será o primeiro nome da lista (eu uso AAALERTA DE VÍRUS!!!!);

3. Crie um endereço de e-mail falso. Por exemplo, aaaaaaaaa@aaaaa.com. Explicando: desta forma, o novo contato ficará sendo a primeira entrada da agenda. É por ali que o vírus começará a tentar se auto-enviar aos outros contatos, relacionados por ordem alfabética.

É óbvio que será impossível entregar a mensagem no falso endereço. Quando a primeira tentativa falha (o que acontece por causa do falso endereço), o vírus não prossegue e os demais componentes da agenda não são infectados.

Este método tem ainda uma grande vantagem adicional: você receberá uma notificação praticamente imediata no momento em que o email contaminado não puder ser entregue. Ou seja, saberá na hora que tem um vírus instalado no computador.
Então, não é engenhoso?

Nenhum comentário: