24.4.06



Novos tempos, velhas lembranças

Parece que foi ontem: numa madrugada de sábado, na redação deserta do GLOBO, Cristina De Luca e eu dávamos os retoques finais da primeira edição do primeiro caderno de informática do Rio, e primeiro do Brasil a se dirigir aos leitores na sua própria língua: o Informática etc. que nascia então era um caderno para micreiros feito por micreiros, palavra que, no jargão da época, designava usuários de microcomputadores.

Todo o projeto, da criação à contratação de colaboradores, teve menos de um mês para ir ao ar. Houve momentos de puro desespero, em que tínhamos certeza de que jamais conseguiríamos dar conta da tarefa a tempo. Colegas mais experientes nos tranqüilizavam, dizendo que nunca houve na história jornal que deixasse de sair por motivo de desespero das editoras. Nós duvidávamos muito -- mas não é que eles estavam certos?!

Ufa.

Parece que foi ontem, mas lá se foram 15 anos, só assim. É verdade que, para quem trabalha com tecnologia, 15 anos passam mais rápido do que para o resto das pessoas. Há tantas revoluções por minuto na área que, decididamente, não dá para sentir o tempo passar. A gente pisca e, quando abre os olhos, há um celular com câmera de 2Mp na mesa onde, ainda ontem, a câmera enorme de 640 x 480 vinha ser respeitosamente admirada por todos, como um autêntico milagre. E, querem saber? Era mesmo.

* * *

A moça sorridente da foto chama-se Renata Maneschy. É carioca da gema, tem 30 anos, é diagramadora do GLOBO desde 2002 e é uma das pessoas mais simpáticas e bem humoradas da redação.

É, também, um talento amplamente reconhecido no meio jornalístico: ela ostenta nada menos do que quatro prêmios Esso de Criação Gráfica Nacional no currículo, e três prêmios internacionais da respeitadíssima Society for News Design, a SND, aos quais concorrem designers de jornais do mundo inteiro.

Coube a ela a delicada missão de remodelar o caderninho, tão tradicional e querido que chega a ser colecionado pelos leitores; como seria de esperar, saiu-se com o brilho habitual, conforme se pode constatar através deste Info etc. que lhes chega às mãos. Como quase todo mundo da equipe, Renata também tem um blog, o Kit básico da mulher moderna.

Não foram apenas o conteúdo e o visual do caderninho que passaram por mudanças. Nosso time de colaboradores também passou por uma reescalação: Marcelo Balbio e B. Piropo, veteranos que ajudaram a dar ao Informática etc. a sua feição inconfundível -- e, modéstia à parte, inigualável --, cedem espaço a Sílvio Meira, uma das cabeças mais brilhantes e criativas da tecnologia brasileira, e Eduardo Stuart, jovem talento que sabe tudo sobre internet, games e entretenimento bom, bonito e barato.

Esta editora e sua equipe agradecem de coração aos que vão e recebem de braços abertos os que chegam agora -- e que, com André Machado e Elis Monteiro (revestidos de novas atribuições), C.A.T. Sérgio Maggi, Abel Alves e Gravatá guiarão a nave, junto com o co-piloto Nelson Vasconcelos, rumo ao futuro.

Se os próximos 15 anos forem tão interessantes quanto os que passaram, apertem os cintos: teremos uma viagem e tanto pela frente!


(O Globo, Info etc., 24.4.2006)

Nenhum comentário: