6.4.07

Uma dica preciosa

A Fernanda Lizardo deixou uma ótima dica na área de comentários de um dos posts: um antídoto natural, que todo mundo tem à mão, para casos de envenenamento de animais. Vejam só:
"Diante de toda essa covardia do envenenamento de bichinhos na Lagoa, segue uma dica que pode ser útil para salvar nossos amigos.

Caso seja notado que o bichinho tem sintomas de envenenamento (ele perde os movimentos, fica com as pupilas dilatadas, trava a boca e em alguns casos pode ter convulsões), faça o seguinte: coloque em uma tigela umas duas claras de ovo. Bata-as brevemente - não precisa deixá-las como neve, apenas espumando um pouco, só para tirar um pouco a consistência de "baba". Coloque um pouco numa seringa (sem agulha, claro) e dê para o bichinho. A seringa é útil, pois, se ele estiver com a boca travada, ela cabe no cantinho dos dentes de trás... Dê aos poucos, para que ele consiga engolir sem problemas.

Essa medida muitas vezes pode salvar o bichinho ou ajuda a ganhar tempo até que ele seja levado ao veterinário. A explicação é que a clara de ovo ajuda a impermeabilizar o sistema digestivo do animal, retardando a absorção do veneno.

Aprendi isso depois de morar durante anos no Pará. Vivia numa vila onde não havia veterinários (hoje já há) e sempre precisava tomar todo tipo de medida para salvar as dezenas de cães que sempre adorei manter em casa.

Lá era comum haver envenenamentos por ingestão do veneno de outros animais (quando eles mordiam sapos, por exemplos) e também sempre havia algum ser de mente pequena e doentia que achava "divertido" oferecer bolinhos de carne com chumbinho aos bichos.

Depois que aprendi esse truque, tive sucesso no salvamento de cães por envenenamento em mais de 90% dos casos.

Se tiver qualquer dúvida sobre o procedimento, é só me dizer que estou à disposição para ajudar, pois não há nada que eu abomine mais do que pessoas que maltratam qualquer bicho." (Fernanda Lizardo)

Valeu mesmo, Fernanda! Muito obrigada! :-)

Nenhum comentário: