17.4.07

Enquanto isso, lá em cima...

"More than any time in history mankind faces a crossroad. One path leads to despair and utter hopelessness; the other to total extinction. Let us pray that we have the wisdom to choose correctly." -- Woody Allen


Há alguns anos peguei um táxi em Houston, Texas, onde participava de uma conferência. O motorista era chileno -- e lá fomos nós batendo papo em portunhol até o meu destino. Perguntei por que tinha emigrado, e a resposta foi a de dez entre dez motoristas de táxi estrangeiros radicados nos EUA: as coisas andavam difíceis em casa, precisava ganhar dinheiro. Já morava em Houston há quase dez anos, adorava a cidade, o clima e o trabalho, estava feliz.

-- Então você não volta mais?

Como não? Lógico que voltava! Aliás, sonhava com isso. Assim que tivesse o suficiente para comprar uma casinha em Santiago, adiós , América...

-- Ué, mas não está tudo tão bom aqui?

Ah, sim, claro. Ninguém podia, em sã consciência, se queixar de Houston, do clima ou da grana disponível para quem estivesse decidido a dar duro. O problema eram as pessoas. Perguntei o que havia com as pessoas.

-- Lo que passa, señora, es que son todos anormales.

Não adianta. Sei que essa é uma generalização ridiculamente exagerada, mas a primeira coisa que me vem à cabeça quando fico sabendo de horrores como este massacre na universidade de Virginia são mesmo as palavras do Filósofo Anônimo de Houston.

Nenhum comentário: