17.4.07

Piratas da Cultura, no CCBB

Içar velas, consultar a bússola, girar o leme. As grandes navegações que expandiram infinitamente a visão de mundo dos europeus no século XV encontram eco nas megalópoles globais. É o que caracterizará o seminário ‘Piratas da cultura - comunicação e cidadania’, que será realizado todas as terças de abril no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que o CCBB, uma das mais importantes instituições culturais da América Latina, com quase 20 anos de atuação, abriga discussões específicas sobre o assunto, num evento exclusivamente dedicado ao tema.

O evento propõe uma ampliação da visão sobre a pirataria, partindo das discussões contemporâneas, pautadas prioritariamente por marcos legais defasados. Com o ciclo, pretende-se deslocar a discussão do âmbito jurídico para o antropológico, pensando na pirataria como estratégia popular que, de certa maneira, democratiza o acesso a bens culturais antes restritos a certos circuitos, bem como interpreta esta pirataria como uma atualização do processo de antropofagia, enunciado pelo modernismo em 1922.

Gostei da proposta, e topei participar: estarei hoje à tarde, às 18h30, no auditório do CCBB, conversando com Dagomir Marquezi (Revista Exame), Calbuque (O Globo) e Sérgio Branco (FGV).

Nosso papo dedica-se, particularmente, à pirataria hi-tech.

Apareçam por lá! É grátis e acho que vai ser bem animado...

Nenhum comentário: