27.9.04




Picasa grátis: o que era bom ficou melhor

Pouca gente notou, mas há coisa de duas semanas um anúncio passou a aparecer nos pés das páginas de resultados de buscas de imagens do Google. Estranho, muito estranho! Afinal, uma das características que levou o Google a conquistar tantos milhões de adeptos foi justamente a cara lavada, despida de comerciais. O banner, veiculado apenas na versão em inglês, chama a atenção para um software de indexação de figurinhas:

-- Você pode achar qualquer imagem que quiser na Web -- cutuca. -- E no seu computador?

Boa pergunta; mas a grande questão continuava sendo o banner em si. Como conseguira o Picasa chegar àquele espaço onde anunciante algum jamais estivera antes?!

Simples, muito simples. Em pleno auê do IPO, quando não se falava em nada Google a não ser no valor das ações, o Google comprou o Picasa. Na semana passada, antigos usuários do programa receberam um gentil email de Lars Perkins, ex-CEO da companhia e atual gerente geral da dobradinha Picasa-Google, falando a respeito da aquisição e informando que, daqui para a frente, o Picasa 1.6 está disponível para download gratuito no site www.picasa.com

A notícia é ótima para qualquer usuário que trabalhe com imagens -- sobretudo para os que, empolgados com suas câmeras digitais, acumulam TIFFs e JPEGs a uma velocidade inversamente proporcional ao tempo que têm para organizá-los.

Sócia de carteirinha deste clube, adotei o Picasa pouco depois de seu lançamento, em 2001. Ele é o melhor indexador de imagens que conheço no mundo PC e, com o passar do tempo, resolveu com bastante eficiência os bugs que atrapalhavam o desempenho das primeiras versões. A 1.6 ? cuja licença, irônicamente, renovei por US$ 29 há meros três meses ? está redondinha, funcionando às mil maravilhas.

* * *

O Picasa funciona assim: quando é instalado, pergunta ao usuário quais discos e diretórios deve varrer em busca de arquivos de imagens, que arrumará em pastas correspondentes àquelas em que se encontravam ou, na ausência delas, em simples ordem cronológica. Dependendo da quantidade de figurinhas dispersas, do tamanho dos discos e da velocidade da máquina, esta operação pode tomar certo tempo, ao fim do qual as pastas serão apresentadas como coleções de miniaturas na tela.

A varredura do Picasa é eficientíssima. Muita gente boa já se assustou com o que tinha na máquina e nem lembrava mais ou, em alguns casos, sequer sabia que tinha. Fotos perdidas das férias de 1996, figurinhas fofas que chegaram pelo email, pornôs que certamente foram instalados por algum vírus nefasto, os desenhos que as crianças fizeram com o Paintbrush ? está tudo lá.

* * *

Encontrar as imagens e organizá-las é só o primeiro passo. A partir daí, diversas coisas podem ser feitas com o Picasa, que tem, até, ferramentas básicas de edição, como corte e ajuste de cores. As fotos podem ser enviadas por email, agrupadas em slide-shows com música de fundo (escolha seu próprio MP3), impressas e assim por diante. O próprio Picasa pode se encarregar das novas imagens que chegam ao sistema depois da sua instalação, lendo-as direto da câmera, de cartões e de CDs, permitindo ao usuário dar o nome que quiser à pasta e às imagens que lá ficarão arquivadas. É muito, muito bom.

* * *

Tenho a impressão de que o que mais interessou ao Google, porém, foi um programa auxiliar do Picasa chamado Hello!, que une mensagem instantânea (como o Icq ou o Msn, por exemplo) com troca de fotos. Este programa vem sendo usado há algum tempo em associação com o Blogger (que também pertence ao Google) para postagem de fotos em blogs, e está tendo muito sucesso na função ? até porque resolve, sozinho, questões bastante cabeludas para principiantes, como o redimensionamento e o envio de imagens. Faz sentido para a máquina Google ter, sob sua asa, o maior número possível de ferramentas de publicação na web: a indexação passa a ser automática. E faz mais sentido ainda ter uma ferramenta de comunicação instantânea, como o Hello!, que pode vir a ser o complemento ideal para o GMail, seu popularíssimo sistema de email.

(O Globo, Info etc., 27.9.04)

Um comentário:

Anônimo disse...

These are truly enormous ideas in on the topic of
blogging. You have touched some good factors
here. Any way keep up wrinting.

Also visit my weblog: http://www.ultimaonline-wiki.de/index.php?title=Manipulate_Your_Body_Naturally_Fat_Melting_Diet